Trabalhos Acadêmicos
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Esta comunidade será composta pelos trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, assim como as dissertações dos cursos de mestrado. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um professor orientador.
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Navegando Trabalhos Acadêmicos por Tipo de Documento "Trabalho de Conclusão de Curso"
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- ItemA ausência das mulheres nos espaços de homenagens dentro da escola: um estudo de caso no IFMG - Campus Ouro Preto(2023-11-10) Costa, Camila Moreira da; Doutora Simone Cássia Corrêa de SousaNeste Trabalho de Conclusão de Curso aborda-se de forma breve a evolução dos papéis das mulheres ao longo da história com os avanços na Revolução Industrial que influenciou a participação das mulheres no mercado de trabalho. Um estudo de caso sobre cargos de gestão no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto foi apresentado para examinar a presença de mulheres e mães nessas posições e investigar possíveis efeitos da maternidade. A pesquisa utilizou métodos de análise de documentos públicos e abrangeu os últimos 12 anos. A relação entre maternidade, sociedade e trabalho foi explorada, com destaque para desafios enfrentados pelas mães no mercado de trabalho, incluindo o assédio materno. Movimentos como "Filhos no Currículo" buscam combater essa questão. O estudo enfatizou a importância da igualdade de gênero e o reconhecimento das habilidades das mães no ambiente profissional.
- ItemA balaustrada de Viçosa e suas utilizações(0005-09-23) Souza, Suellen Lima de ; Mestre Rodrigo Otávio de Marco Meniconi; Mestre Fábio Cabral DursoO tema “A Balaustrada de Viçosa e suas utilizações” foi escolhido para a elaboração deste artigo por tratar-se de um monumento que vai muito além de um guarda-corpo utilizado para separar duas vias e oferecer segurança aos pedestres. Localizado à Avenida Bueno Brandão, construído na época do desenvolvimento da região central da cidade com a chegada da linha férrea e da ESAV (Escola Superior de Agricultura e Veterinária), faz parte da memória afetiva de várias pessoas e possui uma grande importância histórico-cultural para o município, porém, devido ao processo de verticalização cada vez mais acelerado, resultante da especulação imobiliária, a região tornou-se muito valorizada, colocando a Balaustrada e seu entorno em perigo por não estarem recebendo a atenção e os devidos cuidados dos órgãos que deveriam zelar por sua conservação.
- ItemA construção do pensamento algébrico no ensino fundamental no viés da resolução de problemas(2015-12-22) Matos, Giselda Leite de Oliveira; Santos, Ingrit Cristina Almeida dos; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoO presente trabalho, de cunho qualitativo e bibliográfico, tem por objetivo refletir sobre a construção do pensamento algébrico e o ensino da Álgebra, no viés da Resolução de Problemas, através de um levantamento teórico em Educação Matemática e nas orientações curriculares vigentes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Conteúdo Básico Comum (CBC) do estado de Minas Gerais, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que serviram à fundamentação teórica do trabalho. Além disso, consultou-se a coleção de livro didático de Matemática adotada na Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho, parceira do IFMG-SJE (Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista) no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), com a finalidade de observar como está sendo abordado o tema álgebra. Verificaram-se também, em livros de Matemática dos anos iniciais (4º e 5º ano) os indícios do tratamento de uma pré-álgebra. Durante esta pesquisa, buscou-se compreender como acontece a construção do ―pensamento algébrico‖. Foram observadas a Álgebra e a construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental, destacando a concepção de álgebra, sequências e regularidades, no viés da Resolução de Problemas como uma tendência em Educação Matemática.
- ItemA construção dos poliedros de Platão através do origami aliada à teoria de Van Hiele no processo de ensino e aprendizagem de geometria euclidiana(2014-11-13) Oliveira, Airton Flora de; Santos, Amanda Costa; Andrade, João Aparecido de; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEsta pesquisa foi elaborada numa perspectiva de campo, de cunho qualitativo, aplicada na Escola Estadual “Major Lermino Pimenta”, localizada no distrito de Nelson de Sena, município de São João Evangelista, MG, para a 3ª série do Ensino Médio. Utilizou-se uma cartilha construída pelos pesquisadores sendo aplicada com a finalidade de estimular a participação ativa dos estudantes nas atividades propostas, bem como favorecer sua aprendizagem dos conceitos de Geometria através do origami na construção dos poliedros de Platão presentes nas construções dos módulos. Adotou-se a teoria de van Hiele, que é a teoria do desenvolvimento do pensamento em Geometria, como aporte teórico, e estabelece cinco níveis hierárquicos, no sentido de que só atinge determinado nível após dominar os níveis anteriores, buscando-se verificar o nível de conhecimento geométrico que os estudantes possuem em sua trajetória estudantil. A pesquisa aconteceu durante os meses de Setembro e Outubro de 2014, em 10 encontros, cada encontro com duração de 2 horas. A pesquisa foi dividida em etapas a saber: primeiramente a apresentação da proposta de pesquisa para a direção da escola e para com os sujeitos, depois foi aplicado o teste de van Hiele adaptado por Nasser e Sant’anna (2010), com o objetivo de verificar em qual nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esses estudantes encontravam-se. Posteriormente, ocorreu uma oficina, esta através de aulas ministradas, onde foi entregue a cada estudante uma cartilha denominada Folha do Estudante, com o passo a passo das construções dos Poliedros de Platão através do origami. E por fim, aplicação do teste de sondagem para verificar se o origami constituiu-se de uma ferramenta metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria. Pelos dados recolhidos e pelas observações feitas durante a pesquisa percebeu-se o empenho dos estudantes nas atividades sendo notados avanços que eles tiveram nos conteúdos geométricos, como reconhecimento de algumas figuras geométricas (planas e espaciais), e de algumas propriedades existentes nessas figuras. Além disso, a análise das discussões e o comportamento dos estudantes mostrou o potencial do origami como alternativa pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial.
- ItemA dengue em Bambuí, Minas Gerais: um estudo descritivo retrospectivo observacional(2024-08-30) Marcos Rogério Vieira CardosoA dengue é uma importante doença viral, assintomática ou sintomática, transmitida pelo mosquito fêmea da espécie Aedes aegypti, ocasionando um problema de saúde pública, obtendo um grande impacto na população e elevado crescimento, devido a surtos epidêmicos frequentes. Nesse contexto, as análises epidemiológicas feitas da atual situação tornam-se essenciais para traçar as melhores estratégias de planejamento e gestão em saúde, a fim de minimizar os danos dessa doença. Este trabalho teve como objetivo descrever os casosde dengue, entre os anos 2020 a 2024, no município de Bambuí, Minas Gerais. Foram utilizados dados gerados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), além de dados fornecidos pela secretaria epidemiológica e vigilância em saúde do município. No período avaliado, foram notificados 2788 casos, tendo a frequência dos casos notificados com maior incidência na população entre 20 e 49 anos. A análise do quadriênio indica uma elevação no número de casos de dengue no município, seguindo padrões sazonais e períodos endêmicos. O aumento dos casos está associado a mudanças climáticas, poucas ações da comunidade e a poluição, tendo ocasionando o crescimento de criadouros para o vetor dadoença.
- ItemA formação do professor de matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus São João Evangelista (SJE)(2013-11-05) Lavor, Weyne Aparecido; Oliveira, Irineu Frederico; Sousa, Rosiana de; Especialista Sandro Salles GonçalvesBuscou-se, neste estudo, analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática (PPC) ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus São João Evangelista (SJE), com vistas a identificar seus desafios e possibilidades na formação do professor, sob o olhar dos alunos ingressantes e concluintes deste curso, no que se refere às motivações para a escolha profissional e ao papel do curso na sua formação profissional. A metodologia utilizada consiste nas pesquisas qualitativa, documental e bibliográfica. O método principal de coleta de dados utilizados foi o questionário, objetivando apreender as opiniões dos sujeitos pesquisados a respeito da contribuição do curso na sua formação, suas perspectivas e desafios. Os questionários de cada grupo, um formado por estudantes ingressos e outro por estudantes concluintes, foram analisados separadamente. Para os ingressantes, o estudo evidenciou que a escolha do curso se deveu, principalmente, por ser este o único curso ofertado no turno noturno, apontando, portanto, o desafio para a instituição de levar os alunos a criarem sua identidade profissional. Outro desafio evidenciado é o fato de a maioria dos alunos trabalharem e não terem tempo para dedicar-se aos estudos. Já na visão dos concluintes, as habilidades e competências propostas no PPC, em sua maioria, foram adquiridas ao longo do curso, deixando claro o perfil do futuro professor formado pelo IFMG-SJE, quer seja esse, um profissional inovador preparado para atuar na docência.
- ItemA formação matemática dos professores polivalentes de escolas municipais de São João Evangelista(2015-12-21) Carvalho, Érica Gonçalves; Dias, Lucas Ramos; Medeiros, Pricila de Paula; Mestra Jossara Bazílio de Souza BicalhoEssa pesquisa de cunho qualitativo teve o objetivo de investigar a formação matemática de professores polivalentes, formados nos cursos Normal Superior ou Pedagogia, das duas maiores escolas municipais de São João Evangelista: Escola Municipal “José Guimarães” e Escola Municipal “Prefeito Alberto Pimenta”. Os professores participaram de forma voluntária. O que motivou a realização da pesquisa foram observações realizadas por meio do Estágio Supervisionado e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), que apontaram que os alunos ingressam no sexto ano do Ensino Fundamental II apresentando grande dificuldade com os conteúdos básicos de Matemática, o que indica que essa defasagem supostamente provém dos anos iniciais. O referencial teórico da pesquisa aborda duas perspectivas apontadas por Ponte e Oliveira (2002): formação pessoal, que envolve as dificuldades enfrentadas com o conteúdo matemático e formação acadêmica matemática, ou seja, o que esses professores aprenderam durante sua graduação. Para validar a pesquisa foram realizadas pesquisas em sítios que apresentam dados estatísticos sobre a educação brasileira. Também foi aplicado aos professores um questionário, voltado à formação acadêmica e realizada uma entrevista estruturada, voltada à formação pessoal, que objetivou compreender as duas vertentes da pesquisa. O áudio da entrevista foi gravado e posteriormente trechos dessas entrevistas foram transcritos e analisados no decorrer do trabalho. Os dados do questionário foram apresentados em forma de gráficos. Foram pesquisadas também as matrizes curriculares dos cursos concluídos pelos professores, para levantamento da oferta das disciplinas voltadas à Matemática. Essas matrizes foram representadas em gráficos para facilitar a visualização. Por meio do levantamento desses dados, constatamos que os professores sentem necessidade de maior oferta de cursos de formação continuada na área de Matemática visando complementar seus cursos finalizados. Também, evidenciou-se o desejo da parte dos professores entrevistados de uma parceria com o curso de Licenciatura em Matemática ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus São João Evangelista e as escolas em questão.
- ItemA geometria plana no viés da resolução de problemas: construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG - SJE(2015-12-21) Rodrigues, Francisca Edna Amanda Silva; Silva, Karla Davina; Especialista Silvânia Cordeiro de OliveiraO presente trabalho buscou investigar um recurso didático que contribua para o ensino de Geometria Plana, no viés da Resolução de Problemas. Para tanto, a metodologia adotada foi a construção de uma maquete da quadra do ginásio poliesportivo do IFMG/SJE. Este teve como objetivo investigar a construção de conceitos de Geometria Euclidiana Plana, através do material concreto, investigação matemática e Resolução de Problemas. A realização deste estudo surgiu devido à notória necessidade de resgatar a Geometria presente no cotidiano das pessoas, que muitas vezes não a percebem. Outro motivo está ligado à forma como as escolas trabalham essa disciplina, muitas vezes através de fórmulas abstratas, sendo necessário, assim, um método diferente que possa trazer uma Geometria verdadeiramente útil para os estudantes. Os sujeitos dessa pesquisa foram os estudantes do 1º ano do ensino médio do IFMG/SJE, pois, segundo a pedagoga do Campus estes encontravam grandes dificuldades nos conceitos geométricos, favorecendo assim os objetivos de pesquisa. Os estudantes realizaram um estudo em uma sequência didática, que foi elaborada abordando os conteúdos necessários para a compreensão da importância da Geometria presente no cotidiano e as dificuldades percebidas pelas pesquisadoras no primeiro encontro com os sujeitos da pesquisa. Após o estudo, foi feita uma visita à quadra poliesportiva com a intenção de observarem a Geometria contida no espaço. Logo após, foi entregue para cada grupo uma planta baixa da quadra, na qual converteram em escala as medidas nela contida para assim dar início às construções. Essa pesquisa foi de cunho qualitativo, pois a todo o momento os estudantes tiveram espaço para debates, questionamentos e puderam extrair suas próprias conclusões diante do tema abordado. Os resultados mostram que o uso do material concreto e a metodologia empregada para sua construção não foi um fim, mas um meio que contribuiu para uma aprendizagem significativa de Geometria Plana. Os resultados mostram também que o estudo com maquetes possibilitou a participação do estudante na construção do conhecimento, fazendo com que ele adquira um senso crítico e se posicione de forma participativa, sendo ativo na transformação da sua realidade.
- ItemA geometria, a arte e o meio ambiente na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE)(2016-11-25) Reis, Cleidiane da Silva; Alves, Natália Fernanda; Mestra Silvânia Cordeiro de Oliveira; Mestra Denília Andrade Teixeira dos SantosEsta pesquisa foi desenvolvida em uma Sala de Recursos da Escola Estadual “Monsenhor Pinheiro”, onde funciona o Atendimento Educacional Especializado - AEE. A escola fica localizada no centro de São João Evangelista e atende alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Foi uma pesquisa de campo com cunho qualitativo, onde o objetivo era verificar as contribuições do uso de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial. Para o desenvolvimento dos trabalhos foram utilizados diversos tipos de materiais recicláveis. A escolha pelo uso desse tipo de material levou em conta o fato de não ter custo financeiro sendo possível trabalhar questões atuais, como a preservação ambiental. A pesquisa previa a construção de peças de artesanato feitas com um grupo de alunos com deficiência intelectual. Além dos conceitos matemáticos, buscou-se trabalhar com esses alunos a coordenação psicomotora, a capacidade de se trabalhar em grupo, a autoestima, entre outros aspectos sociais, buscando assim, uma efetiva inclusão dos estudantes. No desenvolvimento dos trabalhos, foi possível mostrar para os alunos que a Geometria pode ser um conteúdo agradável para se estudar, dependendo da forma que é abordada e que ela está presente em nosso cotidiano. Ao final da pesquisa, foi possível comprovar estudos desenvolvidos anteriormente e constatar que o uso de materiais manipuláveis contribui para a melhor compreensão dos alunos e que o trabalho lúdico facilita o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos.
- ItemA importância da conscientização ambiental na preservação do meio ambiente: um estudo de caso no distrito de Nelson de Sena(2019-12-10) Claudino,Jacqueline Aparecida; Doutor Rafael Carlos dos SantosOs processos de desastres relacionados ao meio ambiente, somados à questão mundial das crises ambientais constantemente divulgadas através dos meios de comunicação, representam uma das grandes preocupações e um dos maiores desafios sociais da humanidade na medida em que ameaçam a própria sobrevivência humana. A degradação ambiental, com o consequente comprometimento da qualidade de vida representa um problema de âmbito global que vem causando preocupações cada vez maiores, envolvendo todos os segmentos da sociedade. Diante desse contexto, a questão da sustentabilidade, e, consequentemente, da educação ambiental, ganharam destaque, uma vez que não é possível falar em meio ambiente sustentável sem citar à figura da educação ambiental como instrumento essencial para viabilizar o desenvolvimento pleno, sadio e harmônico, segundo os aspectos abordados pela ótica sócio -jurídica que envolve o ecossistema. Não se trata somente de ferramentas que irão solucionar os problemas de gestão do meio ambiente, mas de uma dimensão essencial da educação fundamental que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social.
- ItemA Importância da Educação Empreendedora para o Futuro dos Jovens do Ensino Médio(2024-01-11) Godoy Filho, Amauri Américo de; Dias, Fábio Alexandre; Doutora Paula Andréa de Oliveira e Silva RezendeO Brasil é um país que se destaca pela quantidade e variedade de empreendedores e de empreendedorismo, porém tem uma elevada taxa de mortalidade de negócios logo no primeiro ano após a abertura da organização, motivo este ocasionado pela falta de conhecimento e capacitação dos empreendedores quanto à gestão de seus negócios. A faixa etária dos 18 aos 25 anos é a que mais empreende na atualidade como forma de renda principal ou complementar, e por este motivo, se faz necessário a preparação e capacitação dos mesmos para mitigar está mortalidade e proporcionar a longevidade e o sucesso desses jovens com seus empreendimentos ou mesmo de terceiros. Objetiva-se compreender e avaliar os reflexos e diferencial da educação empreendedora no ensino médio e o quão isso é importante para os jovens na sua formação empreendedora e profissional, para isso foi realizada a revisão da legislação existente, da bibliografia em livros, artigos científicos, sítios e portais governamentais e institucionais, bem como aplicada uma pesquisa qualitativa por meio de canais digitais, realizada no município de Campinas – SP e no seu entorno para identificar o perfil socioeconômico desses jovens, e a relevância da educação empreendedora para o seu futuro pessoal e profissional. Concluiu-se que a educação empreendedora é importante para o futuro dos jovens e o quanto antes acontecer esta capacitação no ensino médio, em caráter nacional e focada, menor será a taxa de fracasso dos futuros empreendedores, maior será a contribuição destes jovens para a economia e sociedade, através da geração de riquezas e de empregos principalmente por meio do empreendedorismo próprio.
- ItemA importância da manutenção preventiva para minimização de intervenções corretivas(2023-12-06) Pacheco, Anderson Fernandes; Professor Engenheiro Mestre Bruno de Souza BaptistaEste trabalho apresenta a crucial importância da adoção de estratégias de manutenção preventiva em comparação com as práticas de manutenção corretiva. A revisão bibliográfica apresentada revela o consenso na literatura quanto às vantagens substanciais oferecidas pela manutenção preventiva, destacando-a como uma abordagem proativa para preservar a integridade e eficiência dos equipamentos. O estudo inicia-se explorando os conceitos fundamentais de manutenção, diferenciação dos tipos e delineando suas características distintas. A análise dos dados de comparação da efetividade da execução de manutenção preventiva em equipamentos com operações similares e conceitos destacados na literatura, revelam que a manutenção preventiva não apenas minimiza o tempo de inatividade, mas também contribui para a prolongação da vida útil dos ativos. Ao examinar as vantagens econômicas, observa-se que a manutenção preventiva resulta em custos totais significativamente inferiores, se comparados aos demais tipos. A antecipação e prevenção de falhas possibilitam a gestão eficaz dos recursos financeiros, evitando despesas imprevistas relacionadas a reparos não planejados. A revisão abrange também aspectos relacionados à segurança operacional e a otimização do desempenho produtivo. Em síntese, este trabalho sustenta, de maneira consistente, as vantagens da manutenção preventiva em comparação com a manutenção corretiva. A abordagem proativa, aliada aos benefícios econômicos, de segurança e desempenho operacional, reforça a necessidade e eficácia da implementação de programas de manutenção preventiva como prática padrão na gestão de manutenção.
- ItemA importância da modelagem da informação da cidade (CIM) para a sustentabilidade das cidades(2024-03-06) Dantas, Hiago da Silva; Mestre Humberto Coelho de MeloO crescimento da população urbana tem gerado um aumento na complexidade dos sistemas de infraestrutura e nas consequências ambientais da atividade humana. Assim, é essencial que os conceitos da sustentabilidade sejam implementados no desenvolvimento das cidades. Neste sentido, o presente trabalho visa estudar como a Modelagem da Informação da Cidade (CIM) pode contribuir à entrega de melhores serviços e qualidade de vida à população urbana. Para tal, analisou-se a Norma Internacional ISO 37120:2014 (Desenvolvimento sustentável das comunidades — Indicadores para os serviços urbanos e a qualidade de vida) e verificou-se que 53 dos seus 100 indicadores podem ser avaliados com dados oriundos de Modelagem da Informação da Construção (BIM) e de Modelagem da Informação da Cidade (CIM). Com isso, concluiu-se que os modelos BIM e CIM permitirão acompanhar de maneira mais exata e automatizada o desenvolvimento sustentável das cidades em tempo real. Possibilitando, além da resposta à ISO 37120:2014, monitorar e avaliar a performance dos serviços públicos para subsidiar tomadas de decisões mais assertivas.
- ItemA importância das análises de falhas em manutençãoindustrial e seus efeitos(0023-12-01) Soares, Matheus Silva; Mestre Rogério Eustáquio de SouzaO presente trabalho busca através de uma revisão bibliográfica abordar a utilização de análises de falhas como recursos norteadores na identificação e intervenção de máquinas. Dessa forma verifica-se a importância das análise de falhas em manutenção industrial e seus efeitos. Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico a busca pela demanda de produtos dos diversos ramos industriais tem aumentado. Para atingir as metas estabelecidas em cada empresa é necessário que o sistema fabril tenha o melhor índice de disponibilidade possível. Nesse contexto, a manutenção é formada por um conjunto de ações que ajudam no bom e correto funcionamento dos equipamentos, atuando de maneira preponderante. Estudos realizados no decorrer dos anos indicam que a manutenção pode reduzir perdas de tempo e materiais a fim de aumentar a disponibilidade de máquinas para uma melhor produção. Neste sentido, as análises de falhas juntamente com ferramentas da qualidade auxiliam na tarefa não tão simples de investigação e correção de problemas nos equipamentos. De modo a atingir objetivos específicos do trabalho, observar estratégias discutidas no meio científico diante de casos concretos, faz-se necessário. Com isso, a aplicabilidade dos métodos de manutenção, revelam a importância das análises de falhas para a melhoria da confiabilidade das empresas expondo características relevantes desse campo. A fim de entender os procedimentos e pontuar os objetivos dos empreendimentos de médio a longo prazo, autores como Alan Kardec e Júlio Nascif alegam que é necessário também traçar um plano de ataque com vista a atingir os objetivos. Nesse contexto, disponibilidade e confiabilidade são fatores cruciais a serem analisados e exemplificados nos tópicos posteriores. A pesquisa evidencia a importância da manutenção, utilizando as análises de falhas prévias e procedimentos preventivos. Impactos em níveis financeiros e sociais são evidenciados por meio de custos extraordinários e fatalidades oriundas dos problemas de manutenção. Por fim, foi possível identificar a importância das análises de falhas e seus efeitos diante das discussões propostas e da aplicabilidade dos métodos de análises de falhas.
- ItemA importância das análises virtuais no desenvolvimento do projeto automotivo(2022-12-12) Ferreira, Gabriel Henrique Oliveira; Mestra Jaqueline das Graças Moura Oliveira; Mestre Felipe Augusto Rocha da SilvaTodo meio corporativo tem, em sua grande maioria, a premissa de produzir o executar, produtos no menor espaço de tempo possível, com a maior qualidade ao menor custo. Atingido esse objetivo, sua margem de lucro será maior, por consequência. Em toda instituição que tem como um dos pontos de vista a lucratividade, estes conceitos norteiam sua cadeia produtiva, uma das profissões que pode auxiliar nesse desenvolver é a engenharia. No meio da indústria automotiva encontra-se situação semelhante, onde a engenharia sempre busca solucionar problemas de produção e projeto ao menor custo possível. Para otimizar e auxiliar os engenheiros/projetistas em seu trabalho, no processo de desenvolvimento, surgiram tecnologias que antecipam possíveis problemas ou até mesmo extinguem erros, diminuindo seus custos com manutenção e retrabalhos. Com o advento dos microcomputadores surgiram também os softwares como: Ug-Nx, Catia, AutoCad. Essas ferramentas virtuais auxiliam, os profissionais envolvidos no projeto, com o modelamento virtual, dessa forma eles conseguem averiguar os acoplamentos, movimentações e simulações virtuais dos componentes, eliminando interferências. Após corrigidos no software é dado o aval para fabricação do componente desenvolvido, ou seja, farão peças mais assertivas, tanto no âmbito de montagem quanto no que tange à segurança veicular, dessa forma, gasta-se menos tempo e recursos nas etapas de desenvolvimento do projeto. No presente trabalho analisou-se um estudo de caso, no qual serão utilizados softwares para investigação e aprovação de componentes, busca-se demonstrar que as análises virtuais trouxeram benefícios como redução de custo e de tempo através de simulações que podem ser feitas no sistema virtual, antecipando erros antes que se gaste recursos com a produção de ferramental.
- ItemA importância dos certificados fitossanitários no cultivo e manejo de cultura de citrus.(2021-11-05) Pereira, Dias Maik.; Alisson José Eufrásio de CarvalhoO Brasil é um país que se destaca na produção de bens agrícolas em todo o mundo, o qual exporta frutas e verduras, que são consumidos in natura ou servem de base para outros produtos, para inúmeros países todos os dias. As frutas cítricas fazem partes destes bens agrícolas, uma vez que podem ser consumidas frescos ou serem processadas em sucos, polpas, chás e ácido cítrico, fazendo parte do cotidiano de várias pessoas. Para atingir o adequado desenvolvimento da atividade, o produtor deve garantir a fitossanidade dos pomares por meio da adoção de um conjunto de práticas produtivas, tais como análises, monitoramento, ocorrências, prevenção e tratamento fitossanitário das pragas e doenças na colheita, as quais serão detalhadas separadamente. Estas práticas permitem a obtenção dos certificados desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, como o Certificado Fitossanitário de Origem e o Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado. O primeiro é direcionado para a unidade produtora e o segundo para a unidade de consolidação. Com isto, estes certificados visam inspecionar dados referentes à origem da planta e dos seus derivados, aspectos produtivos, análises laboratoriais realizadas, definir ações preventivas e métodos de controle para pragas e doenças presentes nos pomares. Além disto, também fiscaliza o transporte inadequados de produtos em pontos estratégicos do país, como as fronteiras, evitando assim disseminação de inúmeros organismos maléficos à cultura. Para tanto, escolheu-se pragas ausentes e presentes de maior relevância no país, conforme instrução normativa, como a Gomose, Leprose, ácaros, pinta-preta, Huanglongbing, Cancro Cítrico e a Morte Súbita, descrevendo o manejo e principais formas de evitar a propagação, sabendo-se que essas informações são cruciais para obtenção dos certificados fitossanitários emitidos por Engenheiro Florestal ou Agrônomo certificado. Desta forma, o conhecimento das principais doenças e pragas é fundamental para compreender os mecanismos de propagação e as melhores formas de manejo, visando reduzir assim as perdas econômicas e produtivas do setor citrícola.
- ItemA influência das atividades antrópicas na qualidade da água na sub-bacia do ribeirão das Araras(2020-03-11) Silva, Rafaela Dias; Mestre Humberto Coelho de MeloO presente trabalho apresenta um estudo sobre a influência do uso e ocupação do solo na qualidade da água na sub-bacia do Ribeirão das Araras, por meio do uso de ferramentas do Sistema de Informações Geográficas (SIG) e da adoção de índices de qualidade. Utilizando a metodologia de estudo de caso, procurou-se identificar se as atividades antrópicas realizadas na sub-bacia afetam de forma significativa a qualidade da água local, visto que o seu monitoramento é primordial para a identificação de focos de degradação ambiental. Para viabilizar o estudo foram definidos dois pontos de interesse na sub-bacia, sendo um localizado na barragem de captação de água do município e outro localizado 6,5 km a montante, próximo à nascente do Ribeirão das Araras. A partir desses pontos foram delimitadas outras duas sub-bacias, para as quais foi feito levantamento do uso e ocupação do solo através da interpretação visual de imagens de satélite, definindo-se as classes de uso do solo que seriam consideradas, como áreas de cultivo, de pastagens e de vegetação nativa. Para avaliar a qualidade da água do manancial, de dezembro/2018 a abril/2019 foram coletadas duas amostras de água em cada ponto de interesse, totalizando oito amostras em quatro datas distintas, as quais foram sujeitas a análises laboratoriais e seus resultados foram utilizados no cálculo do Índice de Qualidade das Águas (IQA) e do Índice de Qualidade da Água Bruta para fins de Abastecimento Público (IAP). A pesquisa mostrou que o período chuvoso influenciou negativamente os resultados de sólidos totais, turbidez, alumínio dissolvido e coliformes termotolerantes. No entanto, as classificações gerais do IQA e do IAP nos dois pontos de interesse apresentaram variações relativamente discretas em todas as coletas, indicando que a água do Ribeirão das Araras é apropriada para abastecimento público e não requer processos de tratamentos mais avançados. Esses resultados indicaram que, de forma geral, as atividades antrópicas realizadas nas sub-bacias não impactam significativamente a classificação da qualidade da água, apesar da existência de muitas áreas de pastagem e cultivo.
- ItemA inserção de debates sobre políticas educacionais que incluam efetivamente o tema transversal gênero e sexualidade no curso de licenciatura em física(2024-02-05) Doutora Meryene de Carvalho Teixeira; Doutor Leandro Antônio de AndradeEntende-se a Educação como um direito garantido a todas a pessoas. No entanto, não se vê tão facilmente pessoas da comunidade LGBTQIA+, especialmente travestis e transexuais, frequentando o ambiente escolar. Dados mostram que estudantes que não se declaram heterossexuais sofrem violência verbal e até física, além de conviverem com situações de assédio moral e sexual dentro das escolas. Infelizmente, estes problemas contribuem com a evasão escolar por parte da comunidade LGBTQIA+. O presente trabalho se justifica devido ao aumento da visibilidade, conquistas e reinvindicações por direitos da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, sejam na área da saúde, segurança, lazer e, principalmente, na educação. Desta forma, é necessário atualizar tanto o profissional da educação quanto o formando em licenciatura sobre as mudanças nas legislações e trazer conhecimentos sobre diversos aspectos que envolvem a comunidade LGBTQIA+, em especial, os ligados à educação. O objetivo do trabalho foi inserir debates sobre políticas educacionais que incluam efetivamente o tema transversal gênero e sexualidade em disciplinas pedagógicas do curso de Licenciatura em Física, visando à aplicação, também, nos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física do IFMG - Campus Bambuí. Para isso, elaborou-se um Plano de Aula com metodologia não convencional que se adaptasse a ementas curriculares de disciplinas dos três cursos. O plano de aula foi elaborado com a temática “Debate sobre o uso de banheiro por pessoas transexuais” e aplicado na disciplina “Educação Inclusiva e Diversidade”, utilizando a metodologia de júri simulado. Obteve-se êxito na aplicação do Plano de Aula, com participação dos discentes, que consideraram como positiva a maneira de dialogar sobre a temática, bem como importante o estudo sobre os direitos das pessoas LGBTQIA+ nos espaços institucionais para sua formação enquanto docentes.
- ItemA Lei 13.415/2017 e a Reforma do Ensino Médio no Brasil(2017-12-12) Barreto, Gabrielle Braga; Silva, Leucilene Pereira da; Mestre Tiago de Oliveira DiasO presente trabalho versa sobre as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (LDB) impostas pela Lei 13.415/2017, a chamada lei da reforma do Ensino Médio. Apresentamos aqui uma análise crítica da lei, com levantamento de possíveis pontos críticos que possibilitarão um entendimento do processo de transição e compreensão do impacto das mudanças na vida dos estudantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental traçando paralelos entre os textos oficias da legislação e documentos que os nortearam, provenientes de entidades da sociedade civil. Apesar da aparente necessidade da reforma educacional no Ensino Médio, a maneira como veio proposta através de Medida Provisória (MP), em 2016, que passou a lei em 2017, não seguiu um caminho de discussões amplas e produziu um documento que atende às necessidades de um grupo específico da sociedade.
- ItemA modelagem matemática como metodologia de ensino de estatística no Ensino Médio(2019-12-18) Alves, Devonailt de Sousa; Ferreira, Lorena Gomes; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho apresenta o ensino e aprendizagem da Estatística, utilizando como metodologia de ensino a Modelagem Matemática. Teve como proposta elaborar e discutir situações-problema do dia a dia dos envolvidos a partir dos dados coletados da Fábrica Cerealista São João. Este contou com a participação dos discentes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Josefina Pimenta” localizada na cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta proposta foi desenvolvida a partir de uma atividade extraclasse utilizando como dados informações Estatísticas sobre o número das vendas dos produtos comercializados pela Fábrica Cerealista São João e o valor das vendas desses produtos no estudo dos conteúdos estatísticos como Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Propôs contribuir com o desenvolvimento das competências Estatísticas: Literacia Estatística, Pensamento Estatístico e Raciocínio Estatístico, tendo como objetivo estimular a motivação, o interesse dos alunos e a promoção de um ensino e aprendizagem de Matemática. Proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver conhecimentos para compreender, analisar e apreciar dados estatísticos.