Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Campus "Ouro Preto"
Agora exibindo 1 - 19 de 19
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS ALIADAS NA GESTÃO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO EDIFICADO(2025-01-29) Me. Guilherme de Oliveira WalterO presente trabalho tem como objetivo demonstrar como a utilização de novas ferramentas tecnológicas estão sendo aplicadas e como podem ser aliadas na gestão e conservação de patrimônio cultural. Através de estudos de casos na área da Tecnologia em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural, busca-se uma demonstração que alinhe ferramentas tecnológicas como o escaneamento a laser e a plataforma BIM (Building Information Modeling) à gestão e conservação do patrimônio imóvel cultural. Os resultados indicam que o uso combinado de escaneamento a laser e BIM podem potencializar a conservação preventiva e a restauração de edificações históricas, garantindo registros digitais permanentes e acessíveis.
- ItemAspectos legais do Patrimônio Cultural: a verticalização do entorno do conjunto arquitetônico da Praça Cônego Ulisses e Praça Menotti D'Áurea(2022-12-13) Rodrigo Torres Moreira OIiveira; Mestre Rodrigo Otávio de Marco MeniconiO artigo mostra a ineficácia das ferramentas de proteção do patrimônio cultural, como o tombamento, afirma também a importância da preservação, ponto inicial de análise deste estudo, mas que deixou evidente a pressão do mercado imobiliário e interesses públicos privados. O interesse surge na percepção da escassez de métodos arquitetônicos aplicáveis à concepção de projetos que dialoguem com o patrimônio. A cidade de Campo Belo/MG, traz consigo uma relação acerca de políticas públicas, atrelada aos processos urbanos de crescimento, sem planejamento urbano consolidado, buscando a valorização do seu patrimônio cultural e entorno, destaque para o Conjunto Paisagístico e Arquitetônico, porém sem garantias que possam assegurar a conservação do bem, devido à falta de aspectos legais que regulamente essas ferramentas de proteção. Por isso o trabalho abarca a historiografia, com autores que contextualizam a preservação, a ineficiência dos métodos de proteção existentes, demonstrando o poder de grupos mais seletos da sociedade, e o espaço urbano como objeto evidente do processo de acúmulo de capital. Concluindo que não se valoriza ou se protege o que não se conhece, o conhecimento é o mais importante instrumento para valorização, e permite o reforço efetivo na construção de uma cidade equilibrada.
- ItemAtlas da Vila Rica: uma cartografia temporal para Ouro Preto(2024-12-18) Theodoro, Julia Huff; A; Doutor Alex Fernandes BohrerO presente trabalho sintetiza a metodologia, os resultados e as discussões envolvidos na elaboração do Atlas da Vila Rica, portal virtual que apresenta, por meio de mapa interativo com régua do tempo, a evolução da malha urbana do Núcleo Histórico de Ouro Preto entre 1690 e 2024. O objetivo do Atlas é de organizar a documentação cartográfica da cidade, integrando-a em um estilo unificado de representação e permitindo a leitura de uma cartografia histórica para Ouro Preto. O portal está disponível para consulta em a partir de 15 de dezembro de 2024. O projeto teve como referência conceitual dois portais produzidos pela Universidade de Rice que também utilizam mapas históricos e digitais para elaboração de uma linha do tempo; são eles ImagineRio e pilotPlan, disponíveis online. Como base para a elaboração do Atlas da Vila Rica, foi reunido acervo documental de 23 mapas – históricos e reconstruções de pesquisas consolidadas –, 9 vistas de satélite e 76 edifícios e monumentos da cidade. A reunião de acervo se deu por meio de revisão bibliográfica e por visita a Acervos Públicos. Os elementos levantados foram transcritos e interpretados em meio digital, tratados e reunidos em uma interface de comando em linguagem HTML/CSS. Como resultado, este trabalho apresenta e discute sobre questões trazidas no processo de elaboração da plataforma e avalia as possíveis contribuições do Atlas da Vila Rica para as pesquisas sobre cartografia no Núcleo Histórico de Ouro Preto.
- ItemDiagnóstico e diretrizes para conservação e restauração do Casarão dos Presentes(2024-04-19) Sarto, Luís Phillipe Grande; Mestre Paola de Macedo Gomes Dias Villas - BôasEste trabalho apresenta diretrizes para conservação e restauração do Casarão dos Presentes, edificação tombada como Patrimônio Cultural na cidade de Varginha, no sul de Minas Gerais, que se encontra em situação de abandono. Como embasamento para o trabalho destaca-se: a análise do histórico do imóvel, a identificação de suas técnicas construtivas, o levantamento métrico da edificação e a elaboração de diagnóstico do estado de conservação do bem cultural. Diante disso, levando em consideração a carência de práticas de conservação e restauro no contexto do sul de Minas Gerais, o estudo apresenta-se como importante instrumento para direcionar os processos e intervenções em edificações de interesse cultural, visando a salvaguarda de sua integridade e autenticidade. O estudo foi dividido em três partes: a primeira aborda a pesquisa histórica da edificação, descrição detalhada, o levantamento métrico arquitetônico e o contexto urbano no qual ela está inserida. A segunda, por sua vez, traz uma análise técnica acerca do diagnóstico do estado de conservação com mapeamento de danos. Por fim, na terceira parte, a proposta de diretrizes de intervenção e procedimentos técnicos como subsídio para elaboração de um projeto básico e executivo de restauro. Como resultado, pode-se destacar a contribuição deste trabalho para ampliar a discussão acerca da necessidade de preservação do patrimônio cultural, em especial dos bens arquitetônicos no contexto urbano da cidade de Varginha/MG.
- ItemDossiê de tombamento: análise do sistema construtivo SR2 em Rondônia(2024-04-23) Oliveira, Tainá Sousa; Doutor Régis Eduardo Martins; Doutora Áurea Dayse Cosmo da SilvaNo contexto brasileiro, a exploração de recursos naturais e a utilização estratégica dos rios navegáveis destacam a região Norte, especialmente o estado de Rondônia, como um ponto de interesse econômico e social significativo há séculos. Este trabalho, focado no sistema construtivo SR2 e sua suposta inserção no município de Vilhena, explora as raízes da modernização e na interseção com a identidade cultural local. Através do estudo do caso de uma edificação pré-moldada do 5o BEC, evidencia-se a relevância de práticas construtivas inovadoras na resposta às necessidades imediatas de habitação durante períodos de intenso desenvolvimento, como a construção da BR-029 (atual BR-364), e como tais práticas foram integradas ao tecido social e urbano de Vilhena. Este dossiê de tombamento não só visa a preservação dessa herança arquitetônica, destacando seu valor histórico, cultural e técnico, mas também propõe diretrizes para a conservação e valorização desse patrimônio, em consonância com as normativas nacionais, estaduais e municipais, além de se alinhar às cartas patrimoniais internacionais. O trabalho reitera a importância de salvaguardar a memória coletiva e a identidade de Rondônia, reconhecendo esta edificação do período como testemunha material de um capítulo significativo da história da região, promovendo a conscientização sobre a necessidade de proteção e conservação de bens semelhantes para a posteridade.
- ItemDossiês de tombamento simplificados em Belo Horizonte: um estudo de caso(2024-07-16) Ferreira, Maria Clara Lara; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoEste artigo é um estudo de caso sobre a gestão da Diretoria de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte frente aos imóveis que se encontram com processos abertos de tombamento e inconclusos. O artigo apresenta um panorama sobre a gestão do patrimônio cultural belo-horizontino e as reverberações que os Dossiês Simplificados culminariam e culminaram frente à preservação do patrimônio cultural municipal. O objetivo é compreender os acertos, erros e possibilidades, através de uma análise crítica sobre a situação vivenciada entre a gestão municipal, a empresa contratada para execução dos projetos, os proprietários e, principalmente, o patrimônio cultural local.
- ItemEntre o progresso e o apagamento: a expansão urbana e a perda da referência da Praça São Francisco de Assis em Belo Horizonte (MG)(2025-01-24) Homem, Renan de Castro Costa; Mestra Bárbara Helena Almeida CarmoEsta monografia explora a história e a memória de comunidades dos bairros Cachoeirinha, Nova Cachoeirinha e São Francisco em Belo Horizonte, Minas Gerais, concentrando-se na antiga Praça São Francisco de Assis, um espaço que teve grande importância histórica, cultural e simbólica para a região. A pesquisa investiga como os conceitos de lugar, identidade e pertencimento influenciam a construção e, por vezes, a desconstrução do espaço urbano, bem como o direito à memória na formação das identidades individual e coletiva. Utilizando métodos qualitativos, adotando o uso de grupos focais e entrevistas semiestruturadas, o estudo busca reconstruir a imagem da Praça por meio das memórias e experiências desses antigos usufrutuários. Além disso, a pesquisa discorre, por fim, sobre como o ideal de desenvolvimento urbano, guiado por interesses, muitas vezes, alheios ao contexto pode afetar as comunidades locais, resultando na perda de referências históricas essenciais para a construção e manutenção da identidade da cidade. O trabalho é estruturado em torno de análise teórica, contextualização histórica e discussões sobre os impactos desse processo de apagamento da comunidade da Praça São Francisco de Assis. Com o registro desta, dentre tantas outras histórias relegadas ao esquecimento na capital Belo Horizonte, espera-se contribuir para a valorização e a preservação do patrimônio histórico e da memória urbana da cidade.
- ItemEspaço tombado em construção: subsídios para a conservação da Colônia Santa Isabel em Betim / MG(2024-07-25) Tomanik, Raquel; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoA Colônia Santa Isabel é um antigo sanatório para internação e tratamento da hanseníase inaugurado na década de 1930, em Betim/MG. Como parte da política sanitarista implementada pelo Estado nessa época, a colônia recebeu doentes de Minas Gerais e do Brasil, dando origem a um núcleo habitacional desconectado da malha urbana. Devido à sua importância histórica e cultural para a cidade, o conjunto da colônia foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Betim, em 2000. Enfrentando os desafios da inclusão e integração com o Município desde o fim do isolamento obrigatório na década de 1980, a localidade vive o conflito entre a preservação de seu traçado urbanístico e das construções expressivas do funcionamento como leprosário juntamente com a necessária continuidade da construção do espaço habitado e vivido por pessoas. Partindo desse contexto, foram levantadas informações históricas da localidade e, tendo em vista a situação atual do conjunto urbano – que preserva seu traçado original e possui a maior parte das construções residenciais modificadas –, são feitas reflexões sobre a conservação do núcleo tombado, considerando uma possível regulamentação do uso e ocupação do solo.
- ItemEstudo de caso sobre as cores na arquitetura eclética em Ouro Preto e suas relações com a cidade(2024-10-11) Pereira, Alex Alves; Doutor Régis Eduardo MartinsEste trabalho avalia as condições dos edifícios de tipologia eclética, os quais, apesar de estarem em menor número no conjunto, desempenham papel de destaque devido às características marcantes e às posições de relevância que ocupam no traçado urbano da cidade. Os edifícios dos períodos colonial, modernista e eclético exercem papel fundamental na cronologia histórica do desenvolvimento de Ouro Preto. As cores desses edifícios preservam momentos singulares e refletem as concepções de projeto elaboradas em diferentes períodos, evidenciando as tecnologias, pigmentos e matizes utilizados ao longo da história. O objetivo deste trabalho é elaborar um estudo de caso sobre as condições e influências que os edifícios ecléticos sofrem ao longo do tempo, com ênfase nas cores aplicadas, além de correlacionar os contextos que a cidade impõe sobre o tema.
- ItemExecução de gestão da obra de restauro Hotel Glória - Ponte Nova - MG(2025-12-24) Silva, Jaqueline Lanna; Mestre, Rodrigo Otávio De Marco MeniconiEste trabalho apresenta o processo de gestão e execução de uma obra pública de restauro de uma edificação tombada. Tendo como objetivo demonstrar os desafios encontrados por toda a equipe durante esta atividade. Foi acompanhado a obra de restauro do Hotel Glória, uma edificação centenária, tombada pelo Município de Ponte Nova - MG, como patrimônio histórico cultural de extrema importância para a história da cidade. Com base nas medições e documentações encaminhadas mensalmente pela empresa contratada para executar a obra, e fazendo parte da equipe de fiscalização da obra, foi possível fazer um levantamento e apontamento dos principais desafios. Após este levantamento, foi possível verificar o impacto que esses obstáculos causam na gestão desse tipo de obra. Ficando evidente a importância de um planejamento e contratação de uma gestão adequada antes de se iniciar a execução de qualquer tipo de obra, e especificamente as que têm suas características especiais, para que se consiga minimizar os contratempos e obter o resultado esperado por toda a equipe.
- ItemExpansão urbana e preservação em Tiradentes/MG: estudo de caso dos novos loteamentos e dos impactos ao patrimônio cultural(2024-04-26) Bonuti, Luciana Araujo; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoEste trabalho tem como objetivo analisar a conformação de novos loteamentos em Tiradentes em Minas Gerais, cidade que tem seu conjunto arquitetônico e urbanístico tombado em nível federal, buscando discutir os processos de gestão envolvidos e apontar alguns dos possíveis impactos desses empreendimentos na preservação do patrimônio tombado. Foram selecionados para este estudo quatro loteamentos apresentados para licenciamento entre os anos de 2015 e 2023 e pesquisados os dados disponíveis nos processos do Escritório Técnico local do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. Além disso, foram feitas visitas a campo para compreender a formação do espaço e os possíveis impactos visuais que a expansão urbana pode ocasionar. Concluímos que existem instrumentos de gestão do espaço, principalmente no nível municipal, mas que estes podem ser repensados para uma melhor proteção do patrimônio tombado no que tange aos aspectos paisagísticos e sociais.
- ItemFazendinha Dona Izabel: gestão cultural e patrimônio em comunidades negras e periféricas(2024-04-24) Pereira, Josemeire Alves; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoA Fazendinha Dona Izabel está localizada na Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte-MG, e foi tombada em 1992, a pedido de moradoras/es; tornando-se símbolo de uma iniciativa inédita até então: o reconhecimento de um bem situado numa comunidade de favelas como patrimônio da cidade. Construído entre fins do século XIX e início do XX, o imóvel é documento-testemunho das experiências de africanas(os) e seus descendentes, majoritariamente livres, que inscreveram suas vivências naquelas terras bem antes de 1888. Ele testemunha ainda a formação da comunidade, a partir da chegada de famílias negras que, no Pós-Abolição – especialmente no advento da construção da Nova Capital –, migraram do interior do estado de Minas Gerais e de outras regiões do país. Partindo da análise dos processos de patrimonialização e do recente restauro de uma edificação localizada em uma das primeiras favelas da capital mineira, o artigo propõe à discussão a relação entre comunidade e poderes governamentais envolvidos na promoção de políticas públicas de memória, com atenção à especificidade dos desafios epistemológicos e de gestão de patrimônios configurados a partir de experiências negras no território.
- ItemFundação de Arte de Ouro - FAOP: desafios de gestão e a descentralização(2024-07-25) Silva, Roberta Aparecida da; Doutor Getúlio Alves de Souza MatosA proposta deste artigo é apresentar uma análise da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, no contexto da gestão cultural, ressaltando a necessidade de equilibrar a compreensão das especificidades culturais com a aplicação de práticas gerenciais buscando promover a sustentabilidade econômica das atividades desenvolvidas. O artigo enfatiza a necessidade de se adotarem estratégias inovadoras na gestão das organizações culturais, com um olhar sobre a FAOP, uma instituição de gestão pública do setor cultural. Ao explorar a trajetória da Fundação, abordam-se os desafios enfrentados pela instituição, destacando a adaptação a mudanças culturais, a busca por novas parcerias de financiamento, além de apontamentos acerca dos desafios e pontos críticos do processos de gestão. O artigo oferece ainda uma perspectiva sobre práticas gerenciais que possam contribuir com a organização, visando o seu desenvolvimento e à maior eficiência no campo da gestão cultural.
- Item“Hospede-se numa casa colonial em Ouro Preto": reflexões sobre plataformas de hospedagem P2P de curta duração em cidades patrimonializadas(2024-10-10) Ishicava, Julia; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoEste estudo explora a expansão das plataformas de hospedagem P2P, como o Airbnb, em cidades patrimonializadas, com um foco particular na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais. Através da metodologia de caso-referência e de uma caracterização prévia das plataformas, a análise realça como a popularização dessas plataformas afeta a estrutura residencial e socioeconômica local, afetando seja pela fruição cotidiana, ou pela gentrificação decorrente do esvaziamento ou expulsão da população autóctone. Não obstante a interação cotidiana com o ambiente patrimonial não apenas preserva, mas também amplia seu valor e significado. Além disso, a investigação aborda as consequências da economia de compartilhamento de produtos ou serviço por intermédio da internet e seu impacto global sobre as hospedagens P2P, trazendo experiências alhures como reflexões sobre o tema. O estudo visa contribuir com perspectivas sobre como equilibrar o desenvolvimento econômico ligado ao turismo com a preservação efetiva do patrimônio cultural em cidades históricas, enfrentando os desafios introduzidos pela expansão das mudanças de paradigmas promovidos pela internet e suas plataformas digitais.
- ItemLei Federal de Incentivo à Cultura: uma análise do patrimônio material em Minas Gerais.(2024-04-29) Ana Beatriz Araújo Silva; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoO presente estudo aborda de maneira breve o histórico do direito as políticas públicas culturais, com foco na criação da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991) no Brasil de forma a explanar sobre sua aplicabilidade, o processo para submissão de projetos, execução e prestação de contas nas mais diversas áreas culturais previstas junto do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Concentrando-se no levantamento a análise de projetos inscritos na área do Patrimônio Cultural, segmento Restauração do Patrimônio Material, com recorte para os municípios integrantes do Estado de Minas Gerais, sua distribuição quanto a mesorregiões, entre os anos de 2009 a outubro de 2023, mecanismo de mecenato e seu status quando a condição de captações, aprovações e indeferimento registrados junto a portal versalic3. A partir do levantamento das informações de interesse dos projetos, realizou-se análise crítica baseando-se na leitura de gráficos gerados por meio das informações relativas às submissões, juntamente de suas características relacionadas à distribuição de recursos dentro das mesorregiões mineiras contempladas pela renúncia fiscal de empresas a fim de entender a motivação da não distribuição de investimentos de maneira mais ampla e democrática dentro do Estado.
- ItemMemória em Ouro Preto: perspectiva epistêmica espacial(2024-04-30) Fernandes, Josué da Silva; Doutora Maria Cristina Rocha SimãoEste estudo explora a epistemologia do espaço em Ouro Preto, Minas Gerais, através da análise crítica das narrativas oficiais e do uso do espaço urbano pelos habitantes. Através de pesquisa qualitativa (levantamento bibliográfico, observação participante e análise documental), a pesquisa revela contradições entre a visão eurocêntrica oficial e as marcas da escravidão e da Afrocentricidade presentes na cidade. A hermenêutica urbana e a fenomenologia são utilizadas para interpretar os significados do espaço e as experiências dos habitantes. A pesquisa evidencia a luta por reconhecimento e ressignificação da história afrodescendente, manifestada em diversas formas de expressão cultural e social. A epistemologia do espaço em Ouro Preto é complexa e multifacetada, marcada por contradições e tensões. A pesquisa revelou que as narrativas oficiais de Ouro Preto, muitas vezes marcadas por uma visão eurocêntrica, mascaram as contradições e tensões presentes no espaço urbano. A análise das marcas da escravidão e da Afrocentricidade na cidade evidenciou a luta por reconhecimento e ressignificação da história afrodescendente, que se manifesta por diferentes formas de expressão cultural e social. Os resultados da pesquisa indicam que a epistemologia do espaço em Ouro Preto é complexa e multifacetada, marcada por contradições entre as narrativas oficiais e o uso do espaço pelos habitantes. A valorização da herança afrodescendente e a construção de uma narrativa mais plural da história da cidade são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
- ItemO Instituto Nacional de Cinema Educativo e as representações do patrimônio cultural brasileiro na cinematografia de Humberto Mauro (1936 - 1964)(2024-04-30) Costa, Lucas Moraes Augusto; Mestre Rodrigo Otavio de Marco MeniconiO presente trabalho tem como objetivo principal analisar a história do Instituto Nacional de Cinema Educativo, bem como discutir a representação do patrimônio cultural brasileiro no conjunto de sua produção cinematográfica na temática cidades históricas mineiras, realizada na década de 1950, pelo cineasta mineiro e Chefe do Serviço de Técnica Cinematográfica do INCE, Humberto Mauro. Abordaremos cinco cidades e o conjunto de seus patrimônios culturais pela visão cinematográfica de Mauro e o trabalho do cineasta relativo as manifestações culturais, como os bens de natureza material e aqueles de natureza imaterial. Neste sentido, o presente estudo propõe-se a avaliar o papel do INCE, criado em 1936, órgão subordinado ao então Ministério de Educação e Saúde, na criação de uma suposta identidade nacional, elemento central no escopo ideológico do projeto nacionalista e autoritário do governo Getúlio Vargas (1937-1945) e o seu papel nas décadas posteriores ao fim do Estado Novo.
- ItemObjeto de fé e patrimonialização: um estudo de caso da Igreja do Padre Eustáquio e a necessidade de sua preservação(2024-08-22) Silva, Cybele Nascimento.; Doutor Fabiano Gomes da SilvaO artigo apresenta a trajetória do padre Eustáquio van Lieshout, missionário holandês, que chegou ao Brasil, em 1925, e teve uma significativa influência religiosa e social em várias localidades, especialmente em Belo Horizonte. A veneração ao padre Eustáquio está profundamente enraizada na história de Belo Horizonte, através da formação do bairro Padre Eustáquio que se formou ao redor do Santuário da Saúde e da Paz. O estudo destaca a necessidade de preservar o patrimônio cultural e religioso do Santuário, discutindo os desafios e as resistências encontradas na implementação de medidas de preservação. A resistência das instituições religiosas em aceitar marcos legais de proteção é vista como uma barreira, pois há um receio de perda de autonomia sobre o patrimônio. Contudo, a preservação é vital para manter a memória e a identidade cultural da comunidade.
- ItemRestauração de parede de pau a pique - Estudo de caso: a Casa Rosário, Ouro Preto - MG.(2024-12-23) Amorim, Ivana Costa de; Mestre Paola de Macedo Gomes DiasO presente trabalho propõe apresentar a experiência de execução da técnica de pau a pique, desde a elaboração do projeto de intervenção, até a execução da obra da fachada lateral da edificação histórica unifamiliar, localizada no centro histórico da Cidade de Ouro Preto – MG. Por se tratar de um imóvel pertencente ao conjunto urbano tombado da Cidade foram elaborados os projetos de reforma simplificada; estabilização estrutural e o diagnóstico do estado de conservação, o que permitiu definir com clareza as etapas de execução e o planejamento das ações. Apresentamos a seguir as premissas de projeto, as etapas da intervenção, os materiais adotados, as tomadas de decisões durante a obra, bem como a organização do canteiro e os desafios da restauração em uma edificação histórica inserida no núcleo urbano, o cotidiano da cidade e a necessidade do cumprimento do que foi planejado para a obra.