Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica por Campus "Ouro Preto"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA fé, a lei e o rei do povo Yanomami de Davi Kopenawa: um contraponto da literatura brasileira(2024-04-24) Silva, Bernadete Maria Ribeiro da; Doutor Cássio Oliveira LignaniO objetivo deste trabalho é mostrar a importância da literatura para o entendimento de fatos ocorridos através dos tempos, quando observados sob versões de diferentes protagonistas da história. O livro A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa, relatado ao antropólogo francês Bruce Albert e escrito por esse, revela o entendimento de mundo de um povo e a defesa de sua cultura, apresentando um universo complexo que, ao ser comparado com os textos da literatura quinhentista de religiosos e viajantes, mostra como os povos indígenas sobrevivem à colonização, lutando para preservar sua floresta, crenças e ritos que os conquistadores do século XVI desconsideraram. Por fim, a literatura indígena que ora se apresenta, nos faz pensar no respeito devido aos diferentes tipos de conhecimentos que devem permitir a todos os grupos sociais representar o mundo também como seu e ocupá-lo de acordo com suas aspirações.
- ItemA formação de leitores literários entre professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental(2024-07-31) Ingrid Tomazia da Silva; Doutor Paulo Ricardo Moura da SilvaO presente trabalho tem o objetivo de investigar a participação em práticas de leitura literária de professores de Língua Portuguesa que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Mariana – MG, tendo em vista a formação que esses professores tiveram durante toda sua vida. A pesquisa se justifica por acreditarmos ser importante conhecer a história de vida dos docentes para que se possa averiguar como se deu a sua formação leitora e como essa formação contribuiu para a prática de leitura atualmente. Evidenciou-se, neste trabalho, o papel de destaque da família para que o aluno, então professor, se tornasse leitor, uma vez que o processo de formação leitora tende a se iniciar na infância, quando somos impelidos pelos nossos pais, ou algum outro membro da família, a nos aproximar dos livros literários, ou por ter visto em algum momento um adulto da família ler, ou se empenhar para que nos tornássemos leitores. Com base nos resultados obtidos, foi possível perceber que apesar de terem tido um bom contato com os livros desde a infância, os professores não têm conseguido inserir a leitura no cotidiano como gostariam por consequência da rotina de trabalho.
- ItemA leitura escolarizada como instrumento possibilitador da interação linguística: análise de livros didáticos(2024-08-07) Guimarães, Rosália Pricila.; Doutor Paulo Ricardo Moura da SilvaO presente trabalho promove análise e discussão a respeito da abordagem de coleções didáticas de Língua Portuguesa destinadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental no que diz respeito ao trabalho com a leitura. Para tanto, tendo como base a linha teórica do interacionismo sócio-discursivo, foram analisadas três coleções do PNLD 2018, com enfoque nas atividades pré-textuais, isto é, questões de contextualização das leituras propostas pelos materiais. Por esse ângulo, entende-se que a linguagem é possibilitada pela interação e pelas práticas sociais; logo, a leitura, como um exemplar dessas práticas, deve também ser realizada a partir de uma lógica pautada na interação. No ambiente escolar, o caráter dinâmico e interativo da leitura deve ser materializado em procedimentos que vinculem as informações e conhecimentos necessários ao entendimento do conteúdo do texto às leituras prévias e às vivências dos estudantes, a fim de que a prática leitora seja mais significativa para eles. Para além disso, as atividades que circunscrevem a leitura propriamente dita devem possibilitar o intercâmbio de informações entre os indivíduos do ambiente da sala de aula, promovendo, de fato, a interação e, consequentemente, o estabelecimento de interpretações mais aprofundadas e mais diversificadas, o que contribui efetivamente para o distanciamento de leituras que se associem apenas às informações da superfície textual. Nesse sentido, as atividades pré-textuais foram analisadas, e, para os casos em que foram notadas propostas distantes da interação necessária à prática leitora, foram sugeridos, ao longo do trabalho, direcionamentos para complementação das questões, tendo como foco o desenvolvimento leitor dos estudantes.
- ItemEstudos sobre formação leitora e a leitura escolarizada entre alunos do Ensino Médio: Estado da Arte(2024-08-08) Gabriela Mendes Morais; Doutora Rafaela Kelsen DiasEste trabalho concentrou-se em analisar como os alunos do Ensino Médio são formados como leitores literários, com foco na leitura escolarizada. Utilizou-se o método de Estado da Arte para investigar e analisar pesquisas existentes sobre o ensino de literatura, com base em uma amostragem previamente definida sobre o que já foi publicado sobre o tema. Assim, o objetivo principal foi encontrar textos científicos sobre práticas de ensino de literatura no Ensino Médio e os objetivos específicos incluíram a seleção e análise de trabalhos acadêmicos que oferecessem diferentes perspectivas sobre o tema. No decorrer da pesquisa foram identificadas quatro categorias principais, presentes no quantitativo de estudos analisados e que se manifestaram de maneira intercalada, mas que, em alguns casos, de forma integrada. Portanto, a revisão realizada se revelou importante para propor novas discussões e contribuir para o avanço da área, considerando estudos anteriores e a necessidade de novos enfoques.
- ItemOs desafios da educação de jovens, adultos e idosos: diálogo entre a produção textual e a vivência dos gêneros no cotidiano(2024-02-23) Viana, Vitória Maria Coelho; Doutora Érica Alessandra Fernandes AnicetoA Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que, durante anos, vem sendo discutida em diversos ambientes escolares. Nessa perspectiva, ao considerar tanto a concepção da EJAI no Brasil quanto a relação do ensino de Língua Portuguesa na educação básica, esta pesquisa propôs analisar a vivência dos gêneros textuais no cotidiano discente e como a prática do letramento está inserida em todo o processo da escrita. Sob esse viés, no decorrer da investigação foi aplicada, na Escola Estadual Dom Pedro II, no município de Ouro Preto-MG, uma oficina de redação que tinha como objetivo relacionar a produção escrita dos estudantes com a vida cotidiana, uma vez que, ao relacionar vida e texto, é possível perceber os verdadeiros contornos do letramento. Algumas diretrizes teóricas foram abordadas, levando em conta o contexto da EJAI no Brasil, então, esta pesquisa, que se insere na área da Linguística Aplicada, abordou, especialmente, os gêneros textuais, os gêneros publicitários e o letramento como prática social. Além dos contornos teóricos, a metodologia de trabalho buscou apresentar o estudo de caso como foco da pesquisa, ao apontar para as características dos sujeitos que compuseram este trabalho, o perfil da escola, a análise de uma entrevista com a docente parceira do trabalho e, finalmente, um questionário com os próprios estudantes, haja vista a intenção de compreender quem são os componentes dessa modalidade de ensino. A análise dos dados gerados foi realizada por meio da produção escrita de uma propaganda feita pelos discentes após as oficinas de redação. Nesses textos, foi possível perceber o quanto os estudantes atribuíram significado à própria produção textual, ao fomentar, ainda mais, a ideia de letramento. Finalizada a investigação, concluiu-se que são vários os desafios em relação ao ensino não regular no Brasil, justamente porque a perspectiva de um ensino supletivo que contemple todos os públicos está, cada vez mais, minimizada, tendo em vista uma crescente juvenilização da EJAI. Mesmo com todos os desafios, é possível, em um ensino de Língua Portuguesa na educação básica, em uma modalidade não regular como a EJAI, atribuir significado à vivência dos gêneros textuais no cotidiano da escola e da vida desses estudantes.
- ItemOs desafios do ensino de leitura em tempos de pandemia de Covid-19: narrativas de professores sobre práticas e estratégias de ensino(2024-04-25) Costa, Priscila Céli da; Doutora Ana Elisa Costa NovaisEste trabalho tem como objetivo principal constatar como aconteceram as práticas de leitura no contexto da pandemia de Covid-19 em turmas do ensino médio da rede pública estadual e federal da cidade de Ouro Preto-MG. Como estratégia, foram observadas as ações dos professores de turmas do ensino médio na prática da leitura nas aulas de Língua Portuguesa. Para esse estudo, foi elaborado um roteiro para análise narrativa sobre como ocorreu a prática da leitura durante o ensino remoto. Assim, foi possível verificar os reais obstáculos enfrentados no período pandêmico que refletiram na prática da leitura, como também criar estratégias que proporcionassem um ensino mais dinâmico e eficaz que diminuíssem os impasses encontrados.