Logo do repositório
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Navegar
  • Sobre o RI-IFMG
Idioma
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Leticia Lopes da."

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A APROVAÇÃO DOS ALUNOS NA ETAPA DE ALFABETIZAÇÃO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE OURO BRANCO/MG.
    (2025-02-28) Silva, Leticia Lopes da.; Doutora Denília Andrade Teixeira dos Santos
    A alfabetização tem como o produto o aprendizado da leitura e escrita com compreensão. Segundo Magda Soares (2020), ela é essencial para o desenvolvimento social e econômico, além de ser fundamental para a comunicação e interação na sociedade. A pesquisa traz como tema os critérios utilizados na aprovação dos alunos em fase de alfabetização no município de Ouro Branco/MG, assunto relevante para entender a ideia de alfabetização que as Escolas Municipais de Ouro Branco-MG adotam. Assim, a pesquisa objetiva compreender como é feito a aprovação dos estudantes na etapa da alfabetização e se esta é benéfica ou não para eles. A natureza da pesquisa foi qualitativa, trazendo como objetivo a compreensão de situações através da coleta de dados, estudando as experiências vivenciadas e sua interação com o campo pesquisado. Para a coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental e um questionário com perguntas objetivas. A pesquisa documental teve como objetivo compreender, de forma prática, qual a concepção de alfabetização adotada nas escolas públicas de Ouro Branco. Os resultados indicaram que, para as professoras alfabetizadoras entrevistadas, a relação entre família e escola é um fator essencial no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, a maioria das docentes expressou preocupações em relação ao tempo destinado à alfabetização, destacando que as demandas das séries seguintes, muitas vezes, entram em conflito com habilidades que não foram consolidadas nos anos anteriores, resultando em uma defasagem significativa. Espera-se que esta pesquisa contribua para futuras discussões e reflexões sobre a importância de critérios bem definidos na aprovação dos alunos em fase de alfabetização, garantindo um ensino mais justo e eficaz.

Nossas Redes:

Rede de Bibliotecas
Logo do repositório

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão

Desenvolvido por

Neki Acervos