Navegando por Autor "Batista, Edneia Aparecida"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em orientação profissional(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa teve como objeto de estudo a Orientação Profissional voltada para o contexto educacional e como objetivos, por um lado, identificar as representações sociais de jovens do Ensino Médio com relação à escolha das profissões e, por outro, propor uma intervenção em Orientação Profissional a ser utilizada por escolas públicas. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como instrumentos de geração e coleta de dados foram utilizados questionário de levantamento de informações institucionais, questionário socioeconômico e cultural e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). A pesquisa obteve como resultados quatro categorias desencadeadoras de representações sociais: a Orientação Profissional na escola como instrumento facilitador do processo de escolha da profissão, a ausência da Orientação Profissional como elemento dificultador do processo de escolha da profissão, os significados da escolha da profissão e o mundo do trabalho. Dessas categorias emergiram as seguintes representações sociais dos estudantes com relação à escolha da profissão: a escolha como sendo vocação, definitiva, garantia de felicidade, de independência e autossustento, autorrealização, realização de um sonho, dentre outras. Identificou-se também que os estudantes vivenciaram de maneira esporádica atividades na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões e consideraram-nas insuficientes. Os estudantes reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e destacam a necessidade de a escola oferecer auxílio no processo de Orientação Profissional de forma mais contínua e sistemática, enfatizando reflexões e orientações para elaboração e construção do seu projeto de vida e transição para a continuidade da formação e/ou ingresso no mundo do trabalho. Além disso, restou constatado que os jovens encaram o processo de escolha da profissão como sendo muito difícil, pressionado, essencial e importante. Com base nas representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, foi gerado o produto educacional “Orientação Profissional: aprendendo a SER e a ESCOLHER”, que se trata de um manual para execução de oficina de Orientação Profissional direcionado a psicólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais e outros profissionais da educação de escolas públicas, com um programa proposto a estudantes do Ensino Médio, com a finalidade de aprendizado e tomada de consciência com relação à escolha profissional e à elaboração de projetos de vida que venham ao encontro de suas aspirações e desejos.
- ItemEstudantes indígenas na graduação: acesso e permanência na Universidade Federal de São João del-Rei(2024-01-22) Batista, Edneia Aparecida; Doutora Juliana Ventura de Souza FernandesEste artigo tem como objetivo analisar as Políticas de Acesso e Permanência para estudantes indígenas na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Como instrumentos de coleta e geração de dados foram utilizados a pesquisa bibliográfica, a análise documental e um questionário, com o objetivo de levantamento de informações institucionais, socioeconômicas e culturais, além de informações referentes às políticas de acesso e permanência na universidade e como elas são vivenciadas e problematizadas pelos estudantes indígenas. Almejou-se a sistematização dos dados levantados e problemáticas e dificuldades analisadas e discutidas, além de sugestões de propostas para melhoria das políticas atuais da universidade no que se refere ao acesso e permanência dos estudantes indígenas. Os dados apresentados e discussões realizadas evidenciam que a presença indígena no ensino superior na UFSJ oferece possibilidades de reflexões sobre as práticas pedagógicas da Universidade e seu papel social. O estudo aponta que o acesso e permanência dos estudantes indígenas é um enorme desafio para a UFSJ e que a reflexão e o debate, aliado a uma postura de maior sensibilidade que respeite os aspectos culturais, históricos , assim como os conhecimentos dos povos indígenas podem se revelar como um passo inicial para a efetivação de processos de interculturalidade no ambiente universitário.
- ItemOrientação profissional: aprendendo a ser e a escolher.(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira; Instituto Federal de Minas GeraisA oficina de Orientação Profissional proposta foi desenvolvida a partir dos pressupostos teóricos da formação humana integral e da abordagem sócio-histórica da Orientação Profissional. Utilizamos também construtos teóricos da Teoria das Representações Sociais como forma de entendimento das representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, entendendo ser esta uma articulação possível à medida que a compreensão dessas representações nos auxiliou na proposta de atividades que fossem mais coerentes com as demandas, anseios, possibilidades e limitações dos jovens do ensino médio. O objetivo da proposta de oficina é oferecer material que subsidie o trabalho de profissionais da educação no que se refere à escolha da profissão pelos estudantes, com o fim de propiciar-lhes reflexão, posicionamento crítico, maturidade e autonomia neste processo.