Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Autor "Doutora Elisângela Silva Pinto"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA percepção dos discentes da Licenciatura em Física sobre a importância da interdisciplinaridade na formação do docente a partir do estudo do Sistema Cardiovascular(2023-08-31) Ferreira, Luana dos Santos; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoO atual contexto educacional tem sido objeto de discussões entre pesquisadores da Educação, especialmente no que se refere à fragmentação de conteúdos e aos problemas relacionados à formação de professores, com destaque para as Ciências da Natureza (Física, Biologia e Química) e Matemática. Nesse cenário, a interdisciplinaridade é fundamental para atenuar a fragmentação escolar e restabelecer vínculos entre os conteúdos de diferentes disciplinas, contextualizando-os. Ela é especialmente importante diante das rápidas mudanças e demandas da sociedade contemporânea. A interdisciplinaridade é defendida por diversos autores e respaldada por documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Biofísica, como uma ciência interdisciplinar que aplica teorias e métodos da Física para resolver questões da Biologia, permite trabalhar conteúdos presentes em ambas as disciplinas, como o Sistema Cardiovascular. No entanto, sua exploração é limitada, e os conceitos físicos e biológicos são muitas vezes abordados de forma isolada em sala de aula e em momentos distintos no Ensino Médio. Nesse contexto, esta pesquisa buscou verificar a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a importância da interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza, mais especificamente entre as disciplinas de Física e Biologia, para a formação docente. Para isso, foi criada e aplicada uma sequência didática sobre Biofísica do Sistema Cardiovascular junto aos discentes do curso de Licenciatura em Física, seguida da aplicação de um questionário para avaliar o impacto da intervenção. Também foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Física do IFMG-OP buscando identificar se a interdisciplinaridade está associada como uma habilidade de formação docente do curso de Licenciatura em Física. Foi observado que a formação interdisciplinar é uma premissa constante no PPC. Com relação à importância da interdisciplinaridade, todos os participantes desta pesquisa concordam, parcial ou totalmente, que a interdisciplinaridade é importante para a sua formação enquanto professores. Consequentemente, estes futuros docentes vão, muito possivelmente, ter uma prática docente que contemple um ensino interdisciplinar.
- ItemInvestigação sobre a evasão no curso de Licenciatura em Física no IFMG - Campus Ouro Preto e o panorama regional e nacional(0007-02-24) Pombo, Polyana Gualberto Rodrigues; Doutora Danielle Cristina Teles Ferreira; Doutora Elisângela Silva PintoA evasão escolar tem sido uma preocupação constante para as instituições de Ensino Superior, uma vez que impacta tanto os indivíduos que abandonam seus estudos quanto às próprias instituições. Este trabalho visa investigar a evasão no Ensino Superior no curso de Licenciatura em Física, em especial no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto. O objetivo deste estudo consiste em levantar dados sobre a tendência da taxa de estudantes que abandonaram o curso de Licenciatura em Física, focando principalmente nos Institutos Federais, com dados obtidos a partir de plataformas oficiais entre os anos 2017 a 2022 e internamente pelo setor do registro acadêmico entre os anos 2015 a 2022, contrapondo-os com os dados regionais e nacionais. Ao levantar esses resultados, a pesquisa fornecerá uma compreensão mais profunda da dinâmica temporal e eventos que podem afetar a evasão na Licenciatura em Física, possibilitando subsidiar eventuais tomadas de decisão institucionais direcionadas à redução da evasão de modo a garantir sucesso acadêmico.