Licenciatura em Física
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Física por Autor "Doutora Januária Fonseca Matos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA percepção dos discentes da Licenciatura em Física sobre a importância da interdisciplinaridade na formação do docente a partir do estudo do Sistema Cardiovascular(2023-08-31) Ferreira, Luana dos Santos; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoO atual contexto educacional tem sido objeto de discussões entre pesquisadores da Educação, especialmente no que se refere à fragmentação de conteúdos e aos problemas relacionados à formação de professores, com destaque para as Ciências da Natureza (Física, Biologia e Química) e Matemática. Nesse cenário, a interdisciplinaridade é fundamental para atenuar a fragmentação escolar e restabelecer vínculos entre os conteúdos de diferentes disciplinas, contextualizando-os. Ela é especialmente importante diante das rápidas mudanças e demandas da sociedade contemporânea. A interdisciplinaridade é defendida por diversos autores e respaldada por documentos oficiais da Educação, como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Biofísica, como uma ciência interdisciplinar que aplica teorias e métodos da Física para resolver questões da Biologia, permite trabalhar conteúdos presentes em ambas as disciplinas, como o Sistema Cardiovascular. No entanto, sua exploração é limitada, e os conceitos físicos e biológicos são muitas vezes abordados de forma isolada em sala de aula e em momentos distintos no Ensino Médio. Nesse contexto, esta pesquisa buscou verificar a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Preto sobre a importância da interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza, mais especificamente entre as disciplinas de Física e Biologia, para a formação docente. Para isso, foi criada e aplicada uma sequência didática sobre Biofísica do Sistema Cardiovascular junto aos discentes do curso de Licenciatura em Física, seguida da aplicação de um questionário para avaliar o impacto da intervenção. Também foi analisado o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Física do IFMG-OP buscando identificar se a interdisciplinaridade está associada como uma habilidade de formação docente do curso de Licenciatura em Física. Foi observado que a formação interdisciplinar é uma premissa constante no PPC. Com relação à importância da interdisciplinaridade, todos os participantes desta pesquisa concordam, parcial ou totalmente, que a interdisciplinaridade é importante para a sua formação enquanto professores. Consequentemente, estes futuros docentes vão, muito possivelmente, ter uma prática docente que contemple um ensino interdisciplinar.
- ItemUm estudo sobre a interdisciplinaridade entre Física e Biologia por meio da microscopia ótica(0023-09-24) Maia, Alexia Cristina Oliveira; Doutora Januária Fonseca Matos; Doutora Elisângela Silva PintoA Biologia e a Física permeiam o cotidiano de forma que por muitas vezes são imperceptíveis e profundas, sendo possível relacionar seus conteúdos às experiências diárias dos estudantes em sala de aula. Esta pesquisa aborda a interdisciplinaridade no ensino básico, utilizando uma sequência didática com o uso da microscopia ótica, de modo a criar um ambiente de aprendizagem no qual os estudantes explorem e apliquem os conceitos estudados. Aulas expositivas tendem a tornar os conteúdos abstratos e distantes da realidade dos discentes, enquanto atividades experimentais tornam o aprendizado mais ativo, permitindo que os estudantes questionem, compreendam e relacionem teoria e prática. A interdisciplinaridade surge como uma resposta para integrar conhecimentos e superar as barreiras tradicionais entre disciplinas. No projeto, sequência didática entre Biologia e Física foi promovida por meio de aulas teóricas e práticas para duas turmas do 2º ano do Ensino Técnico Integrado de uma escola Técnica Federal. O microscópio ótico foi utilizado como ferramenta central, permitindo que os estudantes explorassem conceitos de ótica geométrica e ordens de grandeza em quatro aulas interdisciplinares, conectando teoria e prática de forma significativa. Analisou-se a percepção dos estudantes das atividades desenvolvidas. Os dados obtidos por meio do questionário de percepção mostraram que a grande maioria dos participantes concorda que as atividades interdisciplinares contribuíram para uma melhor compreensão dos processos biológicos e fenômenos físicos e que a abordagem interdisciplinar facilitou a identificação de fenômenos físicos no cotidiano.