Licenciatura em Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientador "Mestre Silvino Domingos Neto"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA modelagem matemática como metodologia de ensino de estatística no Ensino Médio(2019-12-18) Alves, Devonailt de Sousa; Ferreira, Lorena Gomes; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho apresenta o ensino e aprendizagem da Estatística, utilizando como metodologia de ensino a Modelagem Matemática. Teve como proposta elaborar e discutir situações-problema do dia a dia dos envolvidos a partir dos dados coletados da Fábrica Cerealista São João. Este contou com a participação dos discentes de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Josefina Pimenta” localizada na cidade de São João Evangelista, Minas Gerais. Esta proposta foi desenvolvida a partir de uma atividade extraclasse utilizando como dados informações Estatísticas sobre o número das vendas dos produtos comercializados pela Fábrica Cerealista São João e o valor das vendas desses produtos no estudo dos conteúdos estatísticos como Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Propôs contribuir com o desenvolvimento das competências Estatísticas: Literacia Estatística, Pensamento Estatístico e Raciocínio Estatístico, tendo como objetivo estimular a motivação, o interesse dos alunos e a promoção de um ensino e aprendizagem de Matemática. Proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolver conhecimentos para compreender, analisar e apreciar dados estatísticos.
- ItemAs contribuições das feiras de matemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria euclidiana plana na educação básica(2014-11-13) Amorim, Marcílio de Miranda; Campos, Rosana Moreira; Silva Júnior, Sidney Pereira da; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho aborda as contribuições que as Feiras de Matemática proporcionam ao processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de geometria euclidiana plana na educação básica. Visa fazer observações do procedimento de construção de um trabalho da III Feira de Matemática da Escola Estadual “Josefina Pimenta”, buscando compreender o desenvolvimento de um trabalho do 9º ano do Ensino Fundamental. Foi desenvolvida uma proposta de atividade com os objetivos de contribuir com a aprendizagem dos estudantes e com os resultados obtidos gerar trabalhos para a exposição na III Feira de Matemática da Escola Estadual “Josefina Pimenta”. Este trabalho constitui-se na análise das Feiras já ocorridas na escola, e na observação da III Feira de Matemática ocorrida em 2014, bem como na aplicação de uma proposta de trabalho. A análise deu-se conforme métodos qualitativos, visando verificar em que medida o trabalho apresentado na III Feira de Matemática e aplicação da proposta atua como ferramenta de auxílio no ensino e aprendizagem de matemática quanto ao conteúdo de geometria euclidiana plana. A partir dos dados coletados e da análise da proposta do trabalho verifica-se que as Feiras de Matemática contribuem para o ensino e a aprendizagem de geometria euclidiana plana.
- ItemAs potencialidades das tecnologias de informação e comunicação no ensino de matemática na educação básica da Escola Estadual “Doutor Antônio da Cunha Pereira”(2016-11-23) Magalhães, Lucas Gomes da Silva; Lobo, Marli Alves; Miranda, Sandra Cristina; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho se enquadra na linha de pesquisa Tecnologia Digitais e Educação Matemática. Consiste em uma abordagem sobre as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática dos docentes, que ensinam Matemática na Educação Básica, da Escola Estadual “Dr Antônio da Cunha Pereira”. Este trabalho tem, como propósito, responder à seguinte questão norteadora: Será que as TIC vêm contribuindo, na visão dos professores, para o ensino de Matemática na Educação Básica das Escolas Públicas? O objetivo principal é, portanto, discutir junto com os professores que ensinam Matemática na Educação Básica da escola pesquisada a utilização e as potencialidades das TIC no ensino de Matemática na Educação Básica. Para alcançar o objetivo principal, investigou-se se os professores de Matemática utilizam, em seus planos de ensino, recursos tecnológicos; discutiu-se junto aos professores o uso das TIC para prática docente; e apresentou aos professores sugestões de aulas de Matemática com a utilização de TIC. Os aportes teóricos que fundamentam este trabalho constituem-se numa abordagem sobre uso das TIC na Educação Básica e na formação de professores alfabetizados em termos informacionais. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa. Para o levantamento de dados, foi elaborado e aplicado um questionário para os professores de Matemática a fim de verificar o uso e identificar as potencialidades das TIC no dia a dia desses docentes. Além do questionário, foi organizado um grupo focal, para uma melhor compreensão dos dados coletados. Nesses encontros apresentamos aos professores os softwares Geogebra e planilha de Eletrônica Calc, softwares dinâmicos, que podem ser utilizado para geometria plana, estudo de gráficos, vetores e outros. Os principais resultados encontrados na análise dos dados demonstram que: i) maioria dos professores tiveram contato com TIC em sua formação ou em seu ambiente de trabalho, ii) que todos têm domínio no uso de computadores que varia entre regular e muito bom, iii) que alguns professores estão buscando inserir na sua prática docente uso de TIC. Ao final, pode-se perceber que o trabalho possibilitou um olhar mais detalhado da realidade dos docentes envolvidos na pesquisa. E que a utilização das TIC para o ensino da Matemática não depende apenas da formação de professores, mas vários fatores que influenciam diretamente seu trabalho como a carga horária excessiva.
- ItemAs práticas de olericultura no ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares de matemática do 9º ano do ensino fundamental(2015-12-21) Miranda, Elson Domingos Morais; Sousa, Jannyne Isis Dias; Pereira, Samuel Lima Andrade; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho visa uma interligação entre os conteúdos curriculares de Matemática do 9°ano do Ensino Fundamental e a Olericultura, apresentando uma proposta de interdisciplinaridade entre áreas de conhecimento de forma contextualizada. O trabalho aborda a Olericultura como uma prática que pode colaborar com a aprendizagem do aluno nos conteúdos de Matemática e tem como objetivo desenvolver uma perspectiva de ensino e aprendizagem que possa promover a interação entre os conteúdos matemáticos do currículo do 9° ano do Ensino Fundamental e as práticas vividas na Olericultura. Esta pesquisa conta com a aplicação de um questionário, elaboração e aplicação de uma cartilha que envolve situações– problemarelacionadas aos conceitos agrários e à construção de casas de vegetação para a produção de hortaliças. Espera-se com este estudo propor uma didática diferenciada dentro e fora de sala de aula, que contribua com o desenvolvimento do interesse dos alunos para a aprendizagem dos conteúdos de matemática.
- ItemEstudo das contricuições da disciplina de Análise Real na prática do professor que ensina matemática na Educação Básica(2018-12-17) Lima, Evalaine Júnia de; Marinho, Renann Rodrigues; Mestre Silvino Domingos NetoEste trabalho aborda um estudo a partir de respostas de educadores matemáticos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista. Tem como objetivo identificar as contribuições da disciplina de Análise Real na prática do professor que ensina Matemática na Educação Básica. Este se valeu de uma pesquisa bibliográfica, um questionário e uma entrevista com os elementos envolvidos neste trabalho. Esta pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, iniciou com uma pesquisa bibliográfica usando como referência obras de autores referentes à formação matemática de professores e à disciplina de Análise Real. Posteriormente, enviou-se um questionário online aos envolvidos, com perguntas fechadas sobre a temática da pesquisa. A partir das respostas obtidas no questionário, foram escolhidos três egressos para participarem de uma entrevista com o intuito de ouvir opiniões aprofundadas a respeito da temática da pesquisa. A partir das análises de opiniões dos autores de referência e dos professores da Educação Básica entrevistados, buscou-se traçar um paralelo entre eles e, assim, responder à questão norteadora da pesquisa. De acordo com os panoramas apresentados, conclui-se que a Análise Real contribui timidamente na prática docente dos envolvidos. Contudo, verificou-se que a disciplina de Análise Real é de suma importância para que o aluno desenvolva o pensamento matemático e imbuia-se de conceitos matemáticos arraigados. Destacamos a importância da aplicação dos conteúdos em outras ciências e, em consequência disto, a expansão para a sociedade da “cultura matemática”.
- ItemO processo de formação dos conceitos de geometria analítica a partir da elaboração e aplicação de uma cartilha(2015-12-18) Santos, Arlison Fernandes dos; Araújo, Emilson júnio Nogueira; Silva, Wemerson José; Mestre Silvino Domingos NetoEste trabalho apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria Analítica na Educação Básica. O estudo baseou-se em referenciais teóricos na área da Educação Matemática e de documentos oficiais da educação nacional. Existem diversos trabalhos realizados no país que investigam e dão suporte teórico para introduzir práticas direcionadas ao ensino desse tópico. Com o intuito de verificar possibilidades de trabalhar alternativas para o ensino de Geometria Analítica, foi desenvolvida uma cartilha. Essa cartilha foi aplicada para uma turma de 3° ano do Ensino Médio, e a análise feita desse trabalho serviu como referência para avaliar a validade de trabalhar essa proposta. Nota-se que o professor pode inserir, em sua didática e planejamento pedagógico, situações que instigam o estudante a se interessar mais por conteúdos importantes como a Geometria Analítica. É de grande valia que a prática pedagógica circule por tendências e métodos de ensino que realmente colaborem com a aproximação e interação entre os estudantes e professores, de forma que venha a contribuir para um ensino e aprendizagem de melhor qualidade na Educação Básica.
- ItemO uso do Teodolito Caseiro como ferramenta auxiliar no Ensino da Trigonometria(2016-11-24) Ferreira, Bruno de Sousa; Drumond, Max da Fonseca; Peixoto; Nathalia Luiza Soares; Mestre Silvino Domingos NetoO presente trabalho aborda o tema ensino de Trigonometria com auxílio do Teodolito Caseiro. Tem, como foco, atividades de Matemática para alunos do segundo ano do Ensino Médio, e investiga a eficácia do uso do Teodolito Caseiro como ferramenta auxiliar no ensino das relações trigonométricas em triângulos retângulos e das leis dos senos e dos cossenos, visando alcançar uma Aprendizagem Significativa. Tendo como objetivo tornar o ensino da Trigonometria mais significativo através da manipulação deste instrumento de medição, nesse trabalho se investiga a aplicabilidade do conteúdo de Trigonometria em situações-problemas envolvendo medições de distâncias inacessíveis dentro do espaço escolar. Analisa-se a relevância da utilização desta ferramenta nas aulas de Trigonometria como auxiliar no processo de ensino das razões seno, cosseno e tangente, bem como a lei dos senos e a lei dos cossenos. Este estudo indica que a utilização de ferramentas auxiliares como o Teodolito Caseiro pode proporcionar um ambiente rico de aprendizagem, propiciando aos alunos uma Aprendizagem Significativa deste conteúdo.
- ItemOlimpíada Brasileira de Matemática das Ecolas Públicas (OBMEP): uma possibilidade de abordagem da Escrita Matemática(2016-11-23) Amorim, Alexandre Nascimento; Almeida, Luiz otávio Abi-acl; Mestre Silvino Domingos NetoO presente estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que visa à análise da Escrita Matemática de alunos participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A análise provém de questões resolvidas por alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental classificados para a 2ª fase da Olimpíada. Diante de experiências vivenciadas pelos pesquisadores, decidiu-se a realização desta pesquisa norteada pela questão: de maneira complementar, as questões propostas pela OBMEP podem contribuir para o desenvolvimento da Escrita Matemática de alunos da Educação Básica na sala de aula? Assim, foi estabelecido o seguinte objetivo para o estudo: analisar a Escrita Matemática apresentada pelos estudantes, partindo das resoluções de questões das provas e bancos de questões da OBMEP, tendo, como resultados esperados: colaborar para o processo de interpretação de problemas em Matemática; incentivar o processo de Escrita Matemática; auxiliar na construção e aperfeiçoamento da Escrita Matemática; e contribuir no resultado de premiados na OBMEP. A pesquisa se desenvolveu em uma escola pública da cidade de São João Evangelista - MG, parceira do PIBID do subprojeto de Matemática do IFMG campus SJE. Com a análise, pode-se considerar que a proposta oferecida pela OBMEP é de valia no que se refere ao estudo de Matemática e que os alunos apresentam promissora habilidade em desenvolver a Escrita Matemática, segundo o que se espera da olimpíada.