Dissertação
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação por Orientador "Doutor Adilson Ribeiro de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemColetivos estudantis e formação integral na Educação Profissional e Tecnológica: entre constituição, representações e memória: um estudo de caso dos coletivos no IFMG - Campus avançado Ipatinga.(2023-09-05) Lourenço, Andrea Procópio; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta dissertação tem como objeto de estudo o processo de criação e organização de um coletivo antirracista e um coletivo feminino fundados no Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Avançado Ipatinga, por iniciativa de estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. O objetivo da pesquisa é compreender como se deu a constituição desses coletivos juvenis dentro do ambiente escolar e suas contribuições para uma formação integral. A partir deste trabalho, desenvolvemos como produto educacional o documentário “COLETIVO PRETO AYA SANKOFA E COLETIVO FEMININO MARIA QUITÉRIA - Representatividade, empoderamento e formação integral”, propondo fazer um registro de memória e identidade, a fim de fortalecer os movimentos e ser inspiração para jovens que desejam o envolvimento em movimentos sociais, assim como sugerir formas de educação não formal que possam contribuir para uma educação integral. Realizamos uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, norteados pela Teoria das Representações Sociais, pelos estudos da juventude e das bases conceituais da formação humana integral, além dos estudos sobre movimentos sociais como o feminismo e contra o racismo. A metodologia que nos norteou foi o estudo de caso e, como técnica de geração de dados, fizemos uso de uma triangulação de métodos com a entrevista semiestruturada, a roda de conversa e a observação participante, além do questionário semiestruturado e do diário de campo como instrumentos de coleta de dados. Por meio da Análise de Conteúdo definimos quatro categorias, desveladas das representações sociais dos estudantes, que nortearam a compreensão e a organização dos dados para a análise dos discursos: os coletivos, o antirracismo, o feminismo e a aprendizagem e formação integral. A partir dos discursos dos estudantes observamos que a constituição dos coletivos partiu de uma necessidade de se sentirem vistos, reconhecidos, valorizados, o que demonstra uma busca pela formação e afirmação de suas próprias identidades. Observamos, a partir do envolvimento dos estudantes em outros projetos de educação não formal, que os coletivos também proporcionaram o desenvolvimento das habilidades de liderança, argumentação e consequentemente de autonomia, favorecendo a participação cidadã e política. Os discursos nos mostraram ainda que algumas representações sociais racistas e machistas/misóginas enraizadas na sociedade, repercutidas nos ambientes escolares, têm sido desconstruídas por meio dos debates promovidos pelos coletivos, contribuindo para a formação omnilateral dos estudantes.
- ItemDe Escola Técnica a Instituto Federal: representações sociais de docentes sobre o processo de institucionalização do IFMG - Campus Ouro Preto(2023-10-02) Souza, Maria Aparecida de.; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa objetiva analisar de que maneira e em que medida as representações sociais de docentes reconstituem a transformação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, IFMG – Campus Ouro Preto, destacando as mudanças ocorridas desde que a Instituição era Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP), permitindo a compreensão da sua história. Para atingir os objetivos, o arcabouço teórico foi fundamentado nas abordagens de bases conceituais da educação profissional e tecnológica e na teoria das representações sociais. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e interpretativa, com a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 11 docentes do IFMG – Campus Ouro Preto, que vivenciaram os três períodos da Instituição. Nos resultados emergiram representações que expressaram uma avaliação positiva da Instituição, destacando as mudanças que ocorreram ao longo de seus setenta e nove anos de história. O crescimento, visto sob uma perspectiva positiva, se refere ao desenvolvimento acadêmico da Instituição, que se traduz em uma ampliação da quantidade e diversidade de cursos oferecidos e da ampliação do espaço físico. Também surgiram críticas em relação à redução do número de servidores, especificamente do quadro de professores. Com base nas representações sociais dos docentes, foi elaborado o produto educacional “De Escola Técnica a Instituto Federal – Campus Ouro Preto: uma jornada de excelência e inovação", em formato de um e-book, com a finalidade de divulgar de forma singela a história, a trajetória e a evolução institucional, desde sua fundação como ETFOP, transformada em CEFET-OP, até sua consolidação como IFMG – Campus Ouro Preto.
- ItemEscolhas e representações sociais no ensino médio integrado: uma proposta de intervenção em orientação profissional(2021-08-26) Batista, Edneia Aparecida; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraEsta pesquisa teve como objeto de estudo a Orientação Profissional voltada para o contexto educacional e como objetivos, por um lado, identificar as representações sociais de jovens do Ensino Médio com relação à escolha das profissões e, por outro, propor uma intervenção em Orientação Profissional a ser utilizada por escolas públicas. Para o alcance dos objetivos foi realizada uma pesquisa empírica com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de cunho descritivo e interpretativo. Como instrumentos de geração e coleta de dados foram utilizados questionário de levantamento de informações institucionais, questionário socioeconômico e cultural e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP). A pesquisa obteve como resultados quatro categorias desencadeadoras de representações sociais: a Orientação Profissional na escola como instrumento facilitador do processo de escolha da profissão, a ausência da Orientação Profissional como elemento dificultador do processo de escolha da profissão, os significados da escolha da profissão e o mundo do trabalho. Dessas categorias emergiram as seguintes representações sociais dos estudantes com relação à escolha da profissão: a escolha como sendo vocação, definitiva, garantia de felicidade, de independência e autossustento, autorrealização, realização de um sonho, dentre outras. Identificou-se também que os estudantes vivenciaram de maneira esporádica atividades na escola que os preparassem para o processo de escolhas e tomadas de decisões e consideraram-nas insuficientes. Os estudantes reconhecem a função orientadora e preparatória da escola e destacam a necessidade de a escola oferecer auxílio no processo de Orientação Profissional de forma mais contínua e sistemática, enfatizando reflexões e orientações para elaboração e construção do seu projeto de vida e transição para a continuidade da formação e/ou ingresso no mundo do trabalho. Além disso, restou constatado que os jovens encaram o processo de escolha da profissão como sendo muito difícil, pressionado, essencial e importante. Com base nas representações sociais dos estudantes com relação à escolha das profissões, foi gerado o produto educacional “Orientação Profissional: aprendendo a SER e a ESCOLHER”, que se trata de um manual para execução de oficina de Orientação Profissional direcionado a psicólogos, pedagogos, professores, assistentes sociais e outros profissionais da educação de escolas públicas, com um programa proposto a estudantes do Ensino Médio, com a finalidade de aprendizado e tomada de consciência com relação à escolha profissional e à elaboração de projetos de vida que venham ao encontro de suas aspirações e desejos.
- ItemRepresentações Sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente nos Institutos Federais de Minas Gerais(2024-08-22) RODRIGUES, Fernando Pereira; Doutor Adilson Ribeiro de OliveiraO presente estudo teve como objetivo compreender as representações sociais docentes sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e a constituição identitária docente no âmbito dos Institutos Federais de Minas Gerais. Com base nisso, a proposta de pesquisa visou investigar o docente “polivalente” que caminha pelos diversos níveis e modalidades da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), analisando os discursos e percursos desses sujeitos, assim como a sua constituição identitária. Como aporte teórico, amparamo-nos nas bases conceituais da EPT, na Teoria das Representações Sociais (TRS), na Teoria do Núcleo Central (TNC) e nas teorias da constituição identitária. A pesquisa foi de natureza qualiquantitativa e tomou para análise questionários eletrônicos aplicados para docentes dos diversos Institutos Federais de Minas Gerais. Obtivemos um total de 357 respostas, das quais selecionamos uma amostra de 125 docentes, sendo que destes 60 tinham por formação o bacharelado e 65, a licenciatura. No tocante à análise dos dados, foi empregado o software openEvoc: um programa de apoio à pesquisa em representações sociais. Por meio dos dados, pudemos conhecer os docentes, identificando suas representações sociais sobre Educação Profissional e Tecnológica, educação integral, o papel docente e o ser docente nos Institutos Federais. Além disso, por meio dos discursos compartilhados pelos docentes, mapeamos representações sociais que indiciam traços identitários desses profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma constituição identitária docente em curso, influenciada por representações que ora se aproximam, ora se distanciam das bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica. Como produto educacional deste estudo, foi elaborado um e-book dinâmico e interativo que colabore com a compreensão sobre ser docente nos Institutos Federais. Ao final, vislumbra-se que o material possa contribuir com outros pesquisadores no intuito de consolidar uma compreensão sobre o trabalho desempenhado pelo profissional docente nos espaços formativos dos Institutos Federais.