Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestra Silvânia Cordeiro de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA geometria, a arte e o meio ambiente na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE)(2016-11-25) Reis, Cleidiane da Silva; Alves, Natália Fernanda; Mestra Silvânia Cordeiro de Oliveira; Mestra Denília Andrade Teixeira dos SantosEsta pesquisa foi desenvolvida em uma Sala de Recursos da Escola Estadual “Monsenhor Pinheiro”, onde funciona o Atendimento Educacional Especializado - AEE. A escola fica localizada no centro de São João Evangelista e atende alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Foi uma pesquisa de campo com cunho qualitativo, onde o objetivo era verificar as contribuições do uso de materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial. Para o desenvolvimento dos trabalhos foram utilizados diversos tipos de materiais recicláveis. A escolha pelo uso desse tipo de material levou em conta o fato de não ter custo financeiro sendo possível trabalhar questões atuais, como a preservação ambiental. A pesquisa previa a construção de peças de artesanato feitas com um grupo de alunos com deficiência intelectual. Além dos conceitos matemáticos, buscou-se trabalhar com esses alunos a coordenação psicomotora, a capacidade de se trabalhar em grupo, a autoestima, entre outros aspectos sociais, buscando assim, uma efetiva inclusão dos estudantes. No desenvolvimento dos trabalhos, foi possível mostrar para os alunos que a Geometria pode ser um conteúdo agradável para se estudar, dependendo da forma que é abordada e que ela está presente em nosso cotidiano. Ao final da pesquisa, foi possível comprovar estudos desenvolvidos anteriormente e constatar que o uso de materiais manipuláveis contribui para a melhor compreensão dos alunos e que o trabalho lúdico facilita o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos.
- ItemApropriação dos conceitos de geometria plana por uma estudante cega por meio do multiplano(2016-11-22) Costa, Douglas Ricardo; Camelo, Franksilane Gonçalves; Silva, Maria de Fátima Dias da; Mestra Silvânia Cordeiro de Oliveira; Mestra Danília Andrade Teixeira dos SantosO presente trabalho teve como objetivos a elaboração e aplicação de uma sequência didática para averiguar como ocorre a apropriação de conceitos básicos de Geometria Plana por uma estudante cega, tendo, como auxílio, materiais manipulativos, em especial, o Multiplano. Além disso, foram pesquisados autores que discutem a respeito da Educação Inclusiva, da Educação Inclusiva para alunos com deficiência visual e, também, do ensino de Geometria por meio do uso do Multiplano. Para que se cumprissem os objetivos propostos, inicialmente foi realizada uma entrevista com a estudante para identificação de seu entendimento sobre a Geometria no seu processo de aprendizagem. A partir da constatação de dificuldades com o tema, foi elaborada, então, uma sequência didática, sendo, posteriormente, aplicada, analisada, possibilitando avaliar as reais contribuições do Multiplano na apropriação dos conceitos de Geometria Plana. A análise dos resultados obtidos nessa aplicação foi fundamentada nas concepções de Vygotsky, onde se pode observar a construção dos conceitos pela estudante por meio do material utilizado. Através das observações e reflexões realizadas pelos pesquisadores e relatos da estudante, conclui-se que os objetivos deste estudo foram alcançados, pois foi possível que a aluna formasse conceitos novos em relação ao que foi proposto, por meio do uso do Multiplano, tendo como base os estudos de Vygotsky, no que diz respeito à aprendizagem mediada, à teoria da compensação e à zona de desenvolvimento proximal sendo que lacunas que possuía na trajetória educacional da estudante foram minimizadas. Durante a pesquisa, foi possível confirmar a importância social desse tema, inclusive na vida acadêmica e pessoal dos pesquisadores, solidificando um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.