Licenciatura em Física
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Licenciatura em Física por Orientador "Doutora Danielle Cristina Teles Ferreira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInvestigação sobre a evasão no curso de Licenciatura em Física no IFMG - Campus Ouro Preto e o panorama regional e nacional(0007-02-24) Pombo, Polyana Gualberto Rodrigues; Doutora Danielle Cristina Teles Ferreira; Doutora Elisângela Silva PintoA evasão escolar tem sido uma preocupação constante para as instituições de Ensino Superior, uma vez que impacta tanto os indivíduos que abandonam seus estudos quanto às próprias instituições. Este trabalho visa investigar a evasão no Ensino Superior no curso de Licenciatura em Física, em especial no Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto. O objetivo deste estudo consiste em levantar dados sobre a tendência da taxa de estudantes que abandonaram o curso de Licenciatura em Física, focando principalmente nos Institutos Federais, com dados obtidos a partir de plataformas oficiais entre os anos 2017 a 2022 e internamente pelo setor do registro acadêmico entre os anos 2015 a 2022, contrapondo-os com os dados regionais e nacionais. Ao levantar esses resultados, a pesquisa fornecerá uma compreensão mais profunda da dinâmica temporal e eventos que podem afetar a evasão na Licenciatura em Física, possibilitando subsidiar eventuais tomadas de decisão institucionais direcionadas à redução da evasão de modo a garantir sucesso acadêmico.
- ItemUma proposta de aplicação da inteligência artificial para ensio de Física por meio de textos de divulgação cintífica(2024-07-26) Curvelo, Igor Ferreira; Doutora Danielle Cristina Teles FerreiraEsta pesquisa teve como objetivo discutir a possibilidade de inclusão de Texto de Divulgação Científica (TDC) no ensino de Física por meio do uso de Inteligência Artificial (IA). Com vistas a alcançá-lo, estabelecemos como objetivos específicos: analisar a presença e a atualidade dos TDCs nos livros didáticos de Física utilizados no ensino médio; a partir disso, propor uma metodologia de escrita para criação de TDCs a ser explorada por professores; explorar o potencial da IA como ferramenta de apoio na produção de TCD. Para isso realizamos: uma análise da atualidade dos TDCs presentes em livros didáticos de Física; uma revisão bibliográfica, buscando os autores que escreviam sobre o gênero de escrita desses textos; com base nos resultados obtidos, propomos uma estrutura de escrita; analisamos TDCs com base no método proposto; produzimos um TDC utilizando tal método de escrita; outro texto de mesma temática foi gerado por IA para fins de comparação. Observamos que de uma amostra de 12 livros existem 399 caixas de textos, das quais 126 eram reservadas para TDCs, mas apenas 30 abordavam pesquisas científicas dos últimos 20 anos, representando 8% das caixas de texto analisadas. Observamos também que o método de escrita dos TDCs proposto nesta pesquisa, associado ao uso de IA, pode ser usado como uma ferramenta que auxilia a prática docente, ainda que seja necessário corrigir possíveis alucinações e erros produzidos pela IA. Por fim, observamos que a IA possui limitações devido ao seu método de aprendizado, sendo assim, é necessário o acompanhamento por um pesquisador ou professor.