Trabalho de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestre Rosinei Soares de Figueiredo"
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- ItemDesenvolvimento de jogo multiplayer para plataforma web utilizando PHP e javascript.(2013-11-12) Rocha, Henrique Gonçalves; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Ricardo Bittencourt PimentelCom o crescente mercado de jogos e o desejo do autor de aplicar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula, optou-se em desenvolver um jogo de cartas WEB Multiplayer. O objetivo do trabalho foi desenvolver a versão inicial desse jogo de cartas no intuito de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos do autor em relação às tecnologias utilizadas. O software foi desenvolvido de acordo com a metodologia do Desenvolvimento de Software Adaptativo (ASD) que possui três fases que se completam, são elas: Especulação, Colaboração e Aprendizagem. O banco de dados utilizado que armazena os dados sobre os jogadores e as informações referentes à suas cartas no jogo foi o Mysql. Adotou-se para esta versão inicial do jogo de cartas o pacote WampServer que é composto pelo servidor de banco de dados Mysql, pelo servidor PHP e pelo servidor Apache. As páginas do site do jogo foram desenvolvidas em HTML e formatadas em CSS. As linguagens de programação utilizadas foram as linguagens PHP e JavaScript. Através da linguagem PHP foi feita a comunicação com o banco de dados e a linguagem JavaScript foi utilizada na implementação dos eventos do jogo. A comunicação entre cliente e servidor foi implementada com auxílio do framework NodeJS, através de programação orientada a eventos na linguagem JavaScript, tanto do lado cliente, quanto do lado servidor. O servidor do jogo é executado pelo NodeJS através do prompt de comando, ele responde aos eventos solicitados pelos clientes. No início do jogo, os dois oponentes que estão se enfrentando em uma batalha escolhem em qual parte do campo colocar cada um de seus cinco guerreiros. Depois de prepararem o campo com seus guerreiros, ambos os jogadores precisam clicar no botão iniciar para então começar a partida. O primeiro jogador a atacar é escolhido pela sorte. Após a realização de um ataque, a vez de atacar é passada para o oponente. Vence a partida o primeiro jogador que fizer com que os pontos de vida de três guerreiros oponentes cheguem à zero. O trabalho foi concluído com sucesso, pois a versão inicial está funcionando perfeitamente e o autor obteve várias experiências com todas as tecnologias utilizadas, elevando seus conhecimentos.
- ItemDesenvolvimento de um módulo administrativo para o sistema de geolocalização do IFMG-SJE: IFMAP.(2021-12-16) Figueiredo, Saulo José Coelho de; Rodrigues,Thiago de Andrade Pacheco; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Ítalo Magno Pereira; Mestre Fernando Henriques MafraO presente trabalho se trata do desenvolvimento de uma aplicação Web para o sistema de informações geográficas do Instituto Federal de Minas Gerais campus São João Evangelista (IFMG-SJE), denominado IFMAP. Para alcançar tal objetivo, fez-se a análise do sistema anterior e o levantamento dos requisitos da nova aplicação. Observou-se que o sistema não apresenta um módulo administrativo de informações, que é de grande importância uma vez que muitos serviços trocam de local, enquanto novos são criados ou finalizados constantemente. Desta forma, realizou-se o estudo e, por conseguinte, a implementação do sistema, visando permitir a utilização do mesmo por meio de navegadores e a administração das informações por parte de usuários credenciados. A metodologia utilizada possui caráter técnico, onde o foco é a construção do sistema demonstrando o domínio dos conceitos assimilados ao longo do curso exibindo um produto final, além da utilização de pesquisa a trabalhos correlatos já citados e referências bibliográficas. Após a construção da aplicação e realização de testes, foi aplicado um questionário aos usuários para obtenção de um feedback. Os resultados mostraram que o sistema é de fácil utilização e tem um bom nível de usabilidade, apresenta dados consistentes e facilita o processo de gerenciamento de informações e, por fim, apresenta uma grande chance de ser reutilizado. Sendo assim, todas as etapas do projeto foram concluídas de maneira satisfatória.
- ItemDesenvolvimento de um sistema de informação colaborativo para problemas infraestruturais de uma cidade.(2018-11-28) Santos, José Vicente Júnior dos; Santiago, José Vicente Júnior dos Santos.; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Bruno de Souza Toledo; Mestre Edson Batista de SenaO presente trabalho trata-se de um Sistema de Informação Colaborativo de problemas infraestruturais de uma cidade. O uso de softwares em rede para compartilhamento de opiniões, notícias, informações, entretenimento e demais itens, tem sido algo cada vez mais presente na vida do ser humano. Partindo dessa afirmativa, o referido trabalho associou o desenvolvimento de um aplicativo à busca de soluções para os problemas de infraestrutura encontrados no dia-a-dia dos cidadãos que residem nos meios urbanos, pois, até então não havia nenhum programa com tal finalidade específica. A metodologia aplicada para seu desenvolvimento foi de caráter descritivo, que objetiva descrever e fazer uma análise do tema em estudo. A pesquisa aplicada teve caráter qualitativo, considerando que toda metodologia descritiva é qualitativa e que a mesma visou fazer um levantamento de dados baseada na compreensão de comportamentos e opiniões, buscando garantir a viabilidade do software. Para o Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) utilizou-se uma versão de teste do Sublime Text, a Linguagem de Programação Hypertext Processor (PHP) para codificação, a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML) e Folhas de Estilo em Cascata (CSS) para criação da interface gráfica. Para que o sistema pudesse ser versátil e acessado independente do dispositivo e lugar, o tipo de software adotado foi uma plicação Web Progressiva (PWA). Após o desenvolvimento do sistema, foram realizados testes no mesmo, objetivando encontrar possíveis erros. O aplicativo foi testado por cidadãos de São João Evangelista e região, tendo obtido resultados satisfatórios quanto à sua viabilidade.
- ItemDesenvolvimento de um sistema para controle e gestão de uma lanchonete.(2022-12-07) Santos, Vívian Machado; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre André Luyde da Silva SouzaA indústria alimentícia está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Entretanto, no cenário atual, algumas empresas desse ramo ainda fazem de maneira arcaica a produção e gestão de seus estabelecimentos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um software para gestão e vendas de uma lanchonete automatizando o registro de pedidos e entregas, visando diminuir as perdas por erros de anotação, entre outros problemas que resultam em uma longa espera dos clientes, causando constrangimentos e estresse. Para isso, foram realizados levantamento dos requisitos e tratamento de dados para esclarecer aspectos da usabilidade do sistema. Os resultados demonstraram que a aplicação do protótipo obteve boa aceitação por parte de seus utilizadores, tornando os processos de vendas e gestão dos estabelecimentos mais rápidos e eficientes.
- ItemDesenvolvimento de um sistema web para recomendação de sucessão de cultura, correção de solo e acompanhamento de sua produtividade – SOLOFÉRTIL.(2017-06-13) Araújo, Kênia Alves Pereira; Miranda, Rochele Edenís; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoA produtividade do cultivo de plantas está condicionada, dentre outros fatores, à boa utilização de informações sobre características de planta e de solo. Diferentemente de fatores climáticos, é possível manipular propriedades do solo de forma que essas sejam favoráveis às necessidades das culturas. Essas propriedades podem ser mudadas com a aplicação de fertilizantes e corretivos no solo. Também é possível diminuir gastos com adubos e corretivos através da escolha da cultura mais adequada para determinada característica de solo. Porém, para que a adubação e correção de solo tenham precisão e para que seja escolhida a cultura que mais se adequa a disponibilidade de nutrientes apresentada pelo solo, é necessário compreender informações técnicas que são muitas vezes complexas. A falta de atenção a essas informações pode resultar em adubação e correção incorretas do solo e, possivelmente, minimizar a produtividade da cultura e prejudicar o meio ambiente. Faz-se necessário, então, a criação de uma ferramenta que facilite o processo de conversão de informações técnicas em informações mais compreensíveis para o cultivo de plantas. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta que recomende adubos e corretivos e realize sugestão de sucessão de culturas considerando as necessidades de nutrientes apresentadas pelas culturas e as condições de solo que podem ser obtidas através de uma análise de solo. O sistema construído realiza a interpretação de análise, gerando uma classificação de cada um de seus elementos e também realiza o cálculo da calagem, com a finalidade de prover a sugestão de correção de solo para regularizar seus níveis de acidez. A metodologia de pesquisa empregada na construção deste trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa-ação. O software foi desenvolvido em plataforma web e seus requisitos implementados foram validados e avaliados de forma positiva.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação contadora de histórias para estímulo de habilidades cognitivas voltado para dispositivos móveis.(2021-03-02) Santos, Letícia Tavares dos; Amorim, Laiane Cunha Gonçalves.; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoA tecnologia tem evoluído gradativamente com intuito de tornar a vida das pessoas mais simples e acessível. Nesse processo de evolução, a sociedade tem se adaptado ao uso frequente de dispositivos móveis, como o smartphone. O uso do smartphone conectado à internet permite que as pessoas se interajam em qualquer parte do mundo, favorecendo a comunicação, o trabalho e o entretenimento. Tais benefícios também se aplicam em outros domínios da vida humana, como a educação. O uso da tecnologia na educação possibilita o ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico, o que é a temática deste trabalho, com foco na educação infantil. Consideramos, para efeito deste projeto, que os recursos tecnológicos podem estimular o lado cognitivo da criança através das ferramentas que estimulam o lúdico quando, dentre outras formas, as estimula a observar e ouvir histórias. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi implementar uma aplicação contadora de histórias para incentivar e ajudar a formação das crianças no quesito do desenvolvimento cognitivo e lúdico. Para o desenvolvimento do aplicativo proposto, partimos da proposta elaborada por Maia e Carmo (2017), que fizeram o levantamento inicial, a modelagem e a prototipação da ferramenta. O aplicativo desenvolvido possui recursos visuais, armazenamento de áudio, reprodução de histórias com a simulação holográfica e a leitura de arquivo em texto. O produto deste projeto foi avaliado qualitativamente e os seus resultados se mostraram satisfatórios, com isso a consideramos uma ferramenta apta a ser utilizada para estimular o lado cognitivo e lúdico de crianças.
- ItemDesenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis para o cálculo do dimensionamento de bolsões de contenção de águas pluviais.(2022-12-08) Alves, Matheus Ferreira.; Rodrigues , Paulo Fernando; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoEste trabalho teve por objetivo a construção de uma aplicação voltada para dispositivos móveis que usam o sistema operacional Android, ela é capaz de realizar os cálculos do dimensionamento de Bolsões De Contenção De Águas Pluviais. A aplicação em questão serve para facilitar os cálculos das barraginhas, demandando de seus usuários apenas simples interações com a tela do smartphone, para que seja fornecido a ele um resultado automático e rápido. Para o desenvolvimento da aplicação foram empregadas linguagens de programação, frameworks e ferramentas modernas que proporcionaram aos desenvolvedores melhor rendimento e agilidade. A realização deste projeto se fez necessária no cenário em que não existiam sistemas voltados à resolução dos problemas aqui abordados. O desenvolvimento do software proposto nesta monografia seguiu as etapas de levantamento de requisitos, prototipagem, desenvolvimento, testes e validação. A fim de obter ao final do processo, um aplicativo funcional, simples, seguro e rápido, alcançando então os objetivos estipulados.
- ItemDesenvolvimento de uma versão nativa para android a partir da modelagem do aplicativo de geolocalização do IFMG-SJE (IFMAP).(2019-06-25) Figueiredo, Carolina Pimenta.; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Bruno de Souza ToledoCom o processo de evolução tecnológica, a criação de redes de conexões levou para a população uma facilidade de comunicação, acesso a informação e o uso de novas tecnologias. Através desse processo, foi possível estabelecer conexões entre pessoas de diversos lugares, proporcionando troca de ideias, transações financeiras e compartilhando informações de maneira quase instantânea. Nessa onda de evolução os celulares deixaram de ser apenas telefones móveis para se tornarem uma grande ferramenta de gerenciamento e execução de tarefas diárias. Porém, tais tecnologias não são disponibilizadas igualmente, existindo ainda certas carências em alguns segmentos, como por exemplo, a falta de mapeamento geral dos locais fechados, o que dificulta o acesso às informações que os usuários precisam. Adicionalmente, observa-se que o Instituto Federal de Minas Gerais – Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) é formado por um grande espaço territorial com diversos prédios e setores distantes uns dos outros, estes possuem serviços que, muitas vezes, mudam de local, atrasando a locomoção daqueles que dependem dos mesmos. Surgiu daí a ideia de construir um aplicativo para dispositivo móvel no qual estivessem mapeados e disponíveis os diversos setores do campus, juntamente com suas informações mais relevantes. Foi então construída uma aplicação com esta finalidade, porém ela acabou apresentando falhas de usabilidade, o que dificultou a sua utilização. Para atender esta necessidade, foi construída uma nova versão da aplicação existente buscando contornar os problemas encontrados na versão anterior, a fim de facilitar seu uso e atingir um número maior de usuários. Os alunos e professores do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação compuseram a amostra que definiram a viabilidade e, posteriormente, a aprovação do software. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste projeto caracteriza-se, quanto à sua natureza, como uma pesquisa descritiva e exploratória, tendo como objetivo alcançar mais informações sobre o tema e orientar os métodos que deveriam ser aplicados com base no estudo das literaturas específicas e atividades práticas, que levaram ao planejamento, construção e avaliação do sistema.
- ItemErudito: Aplicativo on-line para auxiliar o aprendizado da norma culta da Língua Portuguesa.(2019-11-27) Xavier, Alan Martins; Cunha, Simário dos Santos; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Doutora Geovalia Oliveira CoelhoO Brasil é um país extenso e populoso, que teve sua população formada pela miscigenação de diversos povos (Europeus, Africanos, Nativos, Orientais, entre outros), devido a sua extensão e diversidade cultural, o idioma oficial do país, a Língua Portuguesa, sofreu distorções no decorrer do tempo do padrão oficial, que é chamado de Norma Culta da Língua Portuguesa. A Norma Culta é essencial, seja no âmbito acadêmico ou profissional. O profissional, que não sabe utilizá-la de maneira adequada, projeta uma imagem negativa no ambiente no qual está inserido e pode ter suas competências para realização do trabalho questionadas, da mesma forma, o estudante que não consegue usar com desenvoltura o padrão da língua, tem seu desempenho escolar afetado e, consequentemente, passa por muitas dificuldades no meio acadêmico. Uma forma de minimizar os impactos gerados pelo não domínio da Norma Culta é a utilização de softwares educacionais, que são ferramentas capazes de auxiliar no ensino e/ou aprendizagem, de maneira dinâmica e interativa, através do uso de computadores, smartphones, tablets, entre outros. Por esse motivo, foi desenvolvido o software educacional Erudito, que permite os estudantes compartilharem os seus conhecimentos criando, corrigindo e fazendo questões relacionadas à Norma Culta da Língua Portuguesa. Os estudantes e professores de todos os cursos superiores do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus São João Evangelista (IFMG-SJE) compuseram as amostras que definiram viabilidade e, posteriormente, a aprovação do software. A metodologia aplicada no desenvolvimento deste projeto caracteriza-se, quanto à sua natureza, como uma pesquisa descritiva, a qual seu objetivo é descrever as características de uma população, um fenômeno ou experiência para o estudo realizado. O resultado obtido foi o desenvolvimento do Erudito, um software educacional capaz de auxiliar os estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Norma Culta Língua Portuguesa.
- ItemEstudo de caso da ferramenta de teste Selenium aplicado ao módulo de pedidos online do sistema Falconfv(2013-11-12) Pereira, Ariana Carla Rodrigues.; Oliveira, Diva Kayla de.; Lima, Gracilane Elinaide; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Bruno de Souza ToledoO desenvolvimento de software é composto por um conjunto de etapas, cada uma com metodologias e objetivos diferentes, dentre estas etapas existe uma de grande relevância conhecida como Teste de Software. O Teste de Software refere-se à busca por possíveis falhas no software em construção ou já concluído, a fim de possibilitar a correção destas falhas. Consequentemente, a etapa de teste é fundamental para a busca da qualidade de um determinado produto de software. Pela relevância que tem para o processo de desenvolvimento, a fase de testes é realizada utilizando um conjunto de técnicas específicas, uma das técnicas mais importantes é denominada Teste Funcional, esta técnica tem por finalidade verificar as funções do sistema, ou seja, preocupa-se em testar os requisitos funcionais implementados. Ainda assim, mesmo valendo-se de técnicas bem definidas, há uma grande dificuldade em se aplicar os testes nos softwares, tarefa que exige grandes quantidades de tempo e recursos diversos. Então, para facilitar a execução desta atividade, foram criadas ferramentas das quais os testadores podem fazer uso para automatizar as tarefas de teste. O Selenium é um exemplo de ferramenta open source que proporciona esta automação, seu uso tem crescido bastante, colocando-o entre as principais ferramentas da área. Para complementar, o Selenium, possibilita a implementação de testes em várias linguagens de programação, como PHP, C# e Java. Este trabalho apresenta um estudo sobre a ferramenta Selenium e demonstra sua utilização em testes funcionais, o objetivo é apresentar o processo de aplicação deste tipo de teste de forma automática com a referida ferramenta. Tais testes serão aplicados no módulo de Pedidos Online do sistema FalconFV, desenvolvido pela empresa EagleTecnologia LTDA. A partir dos testes aplicados e seus resultados, serão levantadas e publicadas as boas práticas relacionadas ao uso da ferramenta.
- ItemExpansão do diário virtual do IFMG - Campus São João Evangelista através do desenvolvimento de um módulo para dispositivos móveis com android(2013-11-23) Pereira, Thiago; Silva, Alexandre Coelho da; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Especialista Fabiano Alves FalcãoOs dispositivos móveis tiveram um desenvolvimento notável nos últimos anos, e com sua evolução estes aparelhos se tornaram ferramentas muito poderosas. O IFMG campus São João Evangelista utiliza um sistema de diário virtual para automação das atividades do diário de classe, para utilizar deste sistema é necessário o uso de um computador com acesso à rede, porém existem situações em que o docente não dispõe de um computador e necessita usar o diário virtual. Com base neste problema, este trabalho apresenta o projeto de um módulo para dispositivos móveis para o diário virtual do IFMG, utilizando o sistema operacional Android, e um protótipo do sistema proposto. O módulo proposto irá permitir ao usuário realizar as tarefas básicas de um diário de classe, utilizando um dispositivo móvel provido com o sistema operacional Android. Para o desenvolvimento do projeto foi realizado análise dos requisitos emodelagem do sistema utilizando a linguagem UML. Todos os objetivos foram atendidos com sucesso.
- ItemLean Barber: Aplicação web para agendamento de serviços em uma barbearia.(2021-03-03) Chaves, Pedro Elifas Leão; Cordeiro, Jefferson Felipe Leal; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoO presente trabalho se trata do desenvolvimento de uma aplicação Web para automatizar o agendamento de serviços em uma barbearia, para realizar tal objetivo foi analisado como era realizado o agendamento na barbearia escolhida. Foi observada a necessidade de automatizar todo esse processo, tendo em vista que era gasto muito tempo e esforço do gestor, recursos que poderiam ser utilizados na realização de outras atividades.Sendo assim, tornou-se viável o estudo e subsequentemente a implementação do sistema que auxilie e automatize todo o processo de agendamento da barbearia. A metodologia utilizada possui caráter qualitativo, onde os dados obtidos não foram quantificados muito menos empregados em instrumentos estatísticos na análise dos dados. Após a construção da aplicação e realização de testes, foi aplicado um questionário aos usuários para obtenção de um feedback. Os resultados mostraram que o sistema é de fácil utilização e tem um bom nível de usabilidade, apresenta dados consistentes e facilita o processo de agendamentos e, por fim, apresenta uma grande chance de ser reutilizado. Sendo assim, todas as etapas do projeto foram concluídas de maneira satisfatória.
- ItemProposição de uma plataforma web para correção automática de provas do Microsoft Word 2010 com base nas ementas de informática básica do IFMG-SJE(2019-11-28) Santos, Dayane Costa dos; Macedo, Vander Cardoso de; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoO referido trabalho trata-se de uma proposição de uma plataforma Web para correção de avaliações da ferramenta Microsoft Word 2010, para o seu desenvolvimento foi analisado os planos de aulas da disciplina de informática básica do IFMG-SJE. Observou-se a necessidade da automatização do processo de correção realizado pelos professores, exigindo um grande tempo que poderia ser empregado no aperfeiçoamento das aulas e demais atividades. Portanto, tornou-se viável estudar, validar e implementar um sistema que facilitasse e agilizasse essas correções, sendo este estudo uma implementação inicial que irá oferecer futuro apoio aos professores no processo de correção de avaliações. A metodologia utilizada neste estudo detém caráter qualitativo, não tendo como finalidade a quantificação dos dados, e sim, o levantamento, compreensão e qualificação dos mesmos. Para a implementação do modelo inicial de correção, foi utilizado o framework CodeIgniter para agilizar o processo de implementação, os editores de texto Sublime Text e Atom, a Linguagem de Programação Hypertext Processor (PHP) para codificação Web, a Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), Folhas de Estilo em Cascata (CSS) para estilização, Sourcetree para controle de versionamento e o MySQL, sendo este o banco de dados da plataforma. Com o uso dessas tecnologias, o objetivo deste estudo foi alcançado, desenvolver a implementação inicial de uma plataforma Web para correção automática de provas do Microsoft Word.
- ItemProposta de criação de uma aplicação mobile para estímulo ao cognitivo, lúdico e a abstração infantil.(2017-11-30) Maia, Thalita Santos; Carmo, Ubirajara Júnior do; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Fábio Rodrigues Martins; Mestra Denília Andrade Teixeira dos SantosAo se observar a sociedade atual, é notável que os dispositivos móveis, principalmente os smartphones e os tablets, são recursos amplamente utilizados no cotidiano das pessoas, sendo um importante mecanismo de comunicação, trabalho e diversão, o que se estende também para o universo infantil. Seguindo esta tendência e voltando-se ao contexto educacional, um meio de estimular o aprendizado da criança de forma agradável é introduzir estes dispositivos em suas atividades recreativas, de forma a realizar uma ação educativa intencional. Por possuírem recursos visuais e sonoros atrativos para crianças, esses aparelhos são ferramentas práticas e têm a possibilidade de alcançar um grande número de usuários. O presente trabalho consistiu no desenvolvimento do protótipo de uma aplicação contadora de histórias, tendo como foco a implementação das funcionalidades principais para a realização de testes. Propôs-se a criação de uma aplicação que permitisse leitura de arquivos em texto, reprodução de histórias em áudio e simulação holográfica. O protótipo foi construído utilizando o Intel XDK, seguindo os conceitos de aplicação híbrida. O mesmo foi testado em duas instituições de ensino em São João Evangelista e Cantagalo, ambas em Minas Gerais, tendo uma professora como intermediadora entre as crianças e a aplicação. A presente pesquisa pode ser classificada, quanto ao seu objeto, como uma pesquisa tecnológica baseada em desenvolvimento experimental e, quanto à natureza das variáveis, como qualitativa. Os dados obtidos validaram o protótipo satisfatoriamente e indicaram que a aplicação final pode ser utilizada na educação infantil, proporcionando lazer e desenvolvimento para as crianças que a utilizarem.
- ItemProposta de informatização do registro dos elementos de inspeção do programa de autocontrole (pac) adotado na agroindústria do Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista.(2016-11-17) Nazario, Bruno Pedro de Nazareth; Vieira, Tatiane de Oliveira; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Doutor Wemerson Geraldo Magalhães; Mestra Márcia Cristina de Paula CesárioNo Brasil, a produção animal é uma das principais fontes de receitas e é fundamental para a manutenção da economia. Nos diversos estabelecimentos espalhados pelo país que beneficiam produtos de origem animal, a estrutura de produção é fiscalizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, órgão que orienta o desenvolvimento interno de programas de autocontrole, que garantam os parâmetros de qualidade, integridade e inocuidade necessários nos produtos destinados ao consumo. Este estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de sistema informatizado que dê suporte à execução do programa de autocontrole. Durante o funcionamento do programa de autocontrole as informações geradas devem ser registradas em documentos que comprovem as atividades de verificação, limpeza e ações corretivas realizadas, e estes documentos são posteriormente inspecionados oficialmente pelos órgãos responsáveis. Para intervir no cenário atual, onde não há nenhuma ferramenta para auxiliar no processo de registro destas informações, modelou-se um sistema que fosse acessível via web, capaz de ajustar-se as configurações de dispositivos móveis e de computadores. Tradicionalmente, o trabalho de registrar as informações do programa de autocontrole é realizado de forma manual, com o auxílio de planilhas impressas. Com o modelo de sistema proposto, os dados são inseridos através de um tablet ou smartphone, sendo então armazenados na base de dados e podendo ser alvo de consultas e da geração de relatórios a qualquer hora e lugar. A validação do modelo evidenciou uma maior agilidade nas atividades de registro cotidianas do programa de autocontrole, sendo possível também à diminuição e otimização de custos operacionais e de utilização de espaço físico para arquivamento de documentos. Neste projeto serão abordadas as etapas de desenvolvimento do modelo e as constatações resultantes da sua aplicação em uma situação real, tendo como objeto de estudo a agroindústria do Instituto Federal de Minas Gerais -Campus São João Evangelista.
- ItemProposta para implantação de um sistema de informação para suporte aos processos em uma microempresa(2016-01-28) Silva Filho, João Deon da; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Daniel dos Santos AmaralEste trabalho tem como objetivo auxiliar o processo de informatização de uma Micro Empresa, utilizando o mapeamento de processos de negócio para identificar os requisitos que o sistema deverá suprir. Pois uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores quando decidem informatizar sua empresa é o difícil acesso a informações e a falta de informações confiáveis no momento de se fazer os planejamentos e investimentos. Por isso, muitas vezes os empresários são obrigados a implementar ações “no escuro”, o que nem sempre resulta no resultado esperado, fazendo com que a informatização deixe de ser um investimento e se torne em um gasto. Diante disso, este trabalho aborda o princípio do processo de informatização de uma microempresa do ramo da panificação, com intuito de demonstrar e auxiliar empreendedores que queiram informatizar seus negócios. Este estudo utiliza o Mapeamento de processos para modelar o funcionamento da empresa e assim poder identificar com maior facilidade e precisão os requisitos que o software deverá suprir para atender as necessidades da empresa. Os resultados deste trabalho foram satisfatórios, obtendo uma análise do modelo de negócio da empresa e identificando suas necessidades, permitindo assim uma busca e comparação mais eficiente dos softwares no mercado.
- ItemRealização de manutenção evolutiva no IFMAP: sistema de geolocalização do IFMG-SJE(2022-12-08) Santos, Otniel Silva; Gomes, Pedro Henrique Bittencourt; Mestre Rosinei Soares de Figueiredo; Mestre Fernando Henriques MafraO trabalho aqui desenvolvido se trata de uma atualização para o aplicativo IFMAP, o sistema de geolocalização mobile do IFMG-SJE. O aplicativo criado no ano de 2021, desenvolvido com o intuito de orientar a locomoção dos usuários do campus, exibe a localização e informações dos setores, serviços e eventos do IFMG-SJE. No entanto, no aplicativo essas informações ficavam disponíveis apenas quando havia conexão com a internet, uma vez que é utilizado uma API externa para realizar as requisições. Então, viu-se a necessidade de que os usuários do IFMAP pudessem, também, acessar tais informações quando não houvesse acesso à internet, uma vez que há situações ou lugares em que não há conexão. Diante disso, criou-se uma atualização suprindo essa necessidade apresentada, realizando o estudo da situação e a implementação de um sistema de sincronização no aplicativo, utilizando o SGBD SQLite para armazenar os dados no mesmo, possibilitando o acesso às informações em situações em que não há conexão com a internet.
- ItemUm estudo exploratório sobre programação paralela utilizando JavaScript(2021-04-12) Cunha, Victor Alves Ferreira; Oliveira, Heron Lima de; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoÉ possível afirmar que a implementação de códigos computacionais utilizando programação paralela demanda mais tempo e esforço dos programadores quando comparada às codificações utilizando programação sequencial. Outro fator que difere as duas abordagens é a quantidade de material didático disponibilizado, principalmente se tratando de meios digitais e de conteúdo escrito em língua portuguesa. Quando o objetivo é a utilização de paralelismo em um código JavaScript (JS) o cenário torna-se ainda mais desfavorável, visto que a própria linguagem apresenta barreiras que dificultam a implementação da programação paralela. Para solucionar esses “problemas” apresentados pelo JS, surgiu através de um esforço colaborativo entre Mozilla e Google, uma API chamada Web Workers. Essa tecnologia permite que scripts possam ser executados em outras threads, simultaneamente à thread principal. Estudos e materiais didáticos a respeito da implementação do paralelismo em JS são ainda mais escassos. Em razão disso, o presente trabalho teve como objetivo contribuir com a difusão da programação paralela e sua utilização em linguagem JavaScript. Dentre os procedimentos desenvolvidos, pode-se destacar a elaboração do documento escrito, que visa contribuir de alguma forma com a área de pesquisa; bem como a construção de uma solução computacional, que reforça os argumentos apresentados no trabalho. A metodologia utilizada neste estudo é de caráter qualitativo, visto que a maioria das informações coletadas pelos pesquisadores estavam expressas em forma de texto, sem a presença de números que, de alguma forma, pudessem interferir na elaboração dos argumentos apresentados. Por outro lado, é possível dizer que, após a realização de testes de desempenho nas aplicações desenvolvidas, o trabalho recebeu características de um estudo quantitativo, expressando em números os dados obtidos. Os resultados demonstraram que a paralelização dos códigos proporcionou um ganho expressivo no desempenho da aplicação e, em decorrência disto, proporcionaram também uma melhor experiência ao usuário.