Trabalho de Conclusão de Curso
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestre Eduardo Augusto Costa Trindade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise de sentimentos utilizando orange data mining: uma percepção sobre as eleições presidenciais brasileiras.(2022-12-08) Souza, Giovanna Kruk da Silva; Mestre Eduardo Augusto Costa TrindadeAo longo dos últimos anos, o uso da internet como meio de comunicação se tornou cada vez mais popular. Com a chegada da Web 2.0, o crescimento das redes sociais ocorreu de forma exponencial, tornando o acesso à informação algo democrático, no qual cada usuário pode selecionar assuntos e interesses de acordo com suas preferências. Sendo assim, assuntos de interesse comum, tal como política, se tornou umas das principais pautas de discussão nessa rede, em que cada usuário expõe seu ponto de vista sobre este assunto. Com isso, há uma enorme quantidade de dados gerados diariamente sobre este tópico. Tais dados contém informações importantes para tomadas de decisões. Através delas, é possível concluir como está o índice de aprovação sobre as ações daquele candidato. Além disso, em anos eleitorais, as redes sociais são movimentadas com diversas opiniões políticas. Em paralelo, ainda são realizadas pesquisas eleitorais de forma manual, que acabam sendo lentas e financeiramente inviáveis. Sendo assim, este trabalho visa utilizar técnicas de mineração de dados textuais para analisar comentários da rede social Twitter, a fim de verificar os níveis de popularidade dos candidatos à presidência da República em 2022, verificando como o posicionamento dos candidatos afetam sua popularidade em relação aos eleitores e, ao final, comparar a popularidade construída na rede social com os resultados finais da eleição. Após realizar diversas análises, foi possível concluir que o Twitter pode ser utilizado como meio alternativode pesquisa eleitoral, bem como um monitor de popularidade para direcionar melhor os candidatos com suas propostas.
- ItemHello world: criação de livreto e plano de estudos como auxílio à aprendizagem da programação inicial para estudantes de Sistemas de Informação do IFMG-SJE(2022-12-07) Costa, Alessandra Diamantino de Oliveira; Araújo, Caique Figueiredo de; Mestre Eduardo Augusto Costa Trindade; Mestre Dênis Rocha de Carvalho; Mestre Rosinei Soares de FigueiredoO presente trabalho consiste numa coleta de dados e desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem para auxiliar os estudantes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (SIN) do IFMG campus São João Evangelista, que estão iniciando os estudos na área da programação e sentem dificuldades na assimilação do conteúdo inicial da disciplina de Introdução à Programação. Ao iniciar o estudo em cursos superiores, os alunos demonstram dificuldades nas disciplinas relacionadas à programação, pois é algo novo e diferente em relação ao que foi visto durante o ensino médio. Percebendo que algumas dificuldades apresentadas pelos alunos estão relacionadas à compreensão dos materiais didáticos, é evidente que os conteúdos são passados através de materiais com visuais defasados e pouco acessíveis à novos estudantes, expondo mais dificuldades do que soluções, ocasionando mais adversidades para alguns estudantes. A partir deste fato, consolida-se a necessidade da criação de Objetos de Aprendizagem mais acessíveis aos estudantes. Então, o presente trabalho propôs a criação de um livreto temático que abordasse conteúdos básicos para introdução de novos alunos à programação, de forma mais dinâmica e objetiva, além de disponibilizar um plano de estudos com propósito de organizar a rotina dos educandos, com o objetivo de otimizar o tempo e a qualidade dos estudos. A confecção do livreto, produto deste trabalho foi feito utilizando a ferramenta Kanban para otimização das atividades. O material foi desenvolvido e aplicado aos alunos da turma SIN221, e como resultado, muitos aprovaram o seu conteúdo como material auxiliar ao aprendizado dos conteúdos iniciais de programação.