Bacharelado em Sistemas da Informação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Bacharelado em Sistemas da Informação por Orientador "Mestra Cláudia Marisa Ferreira Machado Pimenta"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA utilização de softwares educativos como ferramentas de aprendizagem na educação básica(2013-10-08) Pinto, Graciely Neponésia; Rocha, Luman Almeida Araújo; Mendes, Stella Maíra Dias; Mestra Cláudia Marisa Ferreira Machado Pimenta; Especialista Bruno de Souza Toledo; Especialista Fernando Henriques MafraA escola procura de diversas formas, adaptar os conteúdos vistos em sala de aula à realidade do estudante, mas isso às vezes não é possível, pois depende de vários fatores. Nesse contexto, autores como Simão Neto, Cox, Ferreira, Valente, e outros apontam como prática eficaz a introdução de computadores no cotidiano das crianças e no espaço educativo de forma que essas crianças criem uma proximidade delas com o computador e isso possa contribuir positivamente para o processo de apreensão do conhecimento do cotidiano da escola. Diante da perspectiva da presença das novas tecnologias na escola e da necessidade de pensar em uma escola que forme cidadãos capazes de lidar com o avanço tecnológico, participando dele e de suas consequências, aliado à necessidade do professor possuir capacidade de interagir com os recursos tecnológicos disponibilizados, reconhecendo a importância de utilizá-los em suas práticas educativas, apresentamos este estudo que propõe analisar o uso de Softwares Educativos no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino fundamental no município de São João Evangelista – MG. O referido trabalho tem como objetivo geral, analisar e demonstrar os resultados da utilização de um software educacional, como também do uso desse novo tipo de tecnologia dentro das salas de aula com vistas à construção do conhecimento no ensino fundamental. A metodologia utilizada no desenvolvimento da foi qualitativa com cunho exploratório, tendo em vista a necessidade de descobrir o que poderá estar encoberto para a compreensão do problema da pesquisa. Os resultados apurados na pesquisa nos possibilitou afirmar que o uso dos recursos computacionais vem ganhando espaço como ferramentas capazes de proporcionar avanços significativos na educação, se revelando como um estímulo ao desenvolvimento da criança de forma a possibilitar e consolidar uma aprendizagem sólida, significativa e mais colaborativa aos estudantes.
- ItemO uso da tecnologia assistiva para deficientes visuais à luz de um comparativo teórico da lesgilação brasileira e norte-americana de educação especial(2015-06-29) Matos, Camila Godoy de.; Andrade, Guidson Coelho de.; Mestra Cláudia Marisa Ferreira Machado PimentaO processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais tem desafiado os espaços escolares a repensarem suas práticas e métodos de ensino. Diante deste cenário, acredita-se que o Estado, instituições e professores estejam preparados para atuar com os desafios dos novos tempos, marcado pelo rápido desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação, exigindo da escola, novas práticas curriculares que agreguem elementos da cultura digital em seu projeto educativo, inserindo a Tecnologia Assistiva. Este contexto evidencia a importância da aplicabilidade de Tecnologias Assistivas sob a possibilidade de trazer ganhos significativos e concretos aos estudantes com necessidades especiais. No entanto, o quadro apresentado pelas instituições de ensino e pelos profissionais de educação, diante da inclusão escolar e uso da tecnologia assistiva, é de despreparo de ambas as partes. É a partir desta premissa que este estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o uso de tecnologias assistivas no processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais, à luz de um comparativo teórico entre a Legislação Brasileira de Educação e a Legislação Norteamericana de Educação, levantamento de pesquisas já realizadas e da prática docente de uma instituição de ensino. Em função da grande abrangência do tema necessidades especiais houve a necessidade de um recorte teórico para o estudo, focando na deficiência visual, com o objetivo de analisar como estudantes com necessidades especiais se desenvolvem em processo educativo no ensino básico, por meio do uso de tecnologias assistivas e como todo esse processo influencia no ensino superior. Por fim, este estudo apresentar-se-á uma análise, por meio da observação de estudantes com deficiência visual no IFMG - Campus São João Evangelista com o objetivo de analisar práticas existentes em instituições de ensino superior junto aos estudantes com deficiência visual no Brasil, considerando para isso, além dos dados levantados na pesquisa, informações coletadas em pesquisas já realizadas e desenvolvidas no Brasil e nos Estados Unidos. A pesquisa teve um cunho qualitativo para análise dos dados a partir dos objetivos elencados. A concretização deste estudo poderá contribuir para ampliar a reflexão para a realização de outras pesquisas acerca da realidade vivida no contexto escolar de estudantes com deficiência no ensino superior brasileiro a partir de um comparativo teórico da legislação brasileira e norte-americana.