Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

  • CONTRIBUIÇÃO
    PESSOAL
  • Reflexão: cada indivíduo tem um papel importante na construção de um ambiente escolar inclusivo e com equidade. A contribuição pessoal começa com a conscientização sobre as desigualdades existentes e o compromisso em combatê-las ativamente. Depende de nós promovermos ações que garantam que todos (as) os (as) colegas se sintam valorizados (as), respeitados (as) e tenham as mesmas oportunidades de sucesso.
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

  • MINHA IDENTIDADE
  • Reflexão: cada um de nós tem uma identidade única, moldada pela família, pela cultura e pelas experiências pessoais. Refletir sobre como você se vê em termos de raça e etnia pode ajudar a entender melhor a si mesmo e aos outros, promovendo empatia e um ambiente mais inclusivo.
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

  • PRECONCEITOS
    PESSOAIS
  • Reflexão: todos nós temos preconceitos, mesmo que não percebamos. Esses preconceitos são ideias e opiniões que formamos sobre pessoas e situações com base em raça, gênero, religião ou classe social. Reconhecer e enfrentar nossos próprios preconceitos é fundamental para criar um ambiente mais acolhedor e igualitário para todos.
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

  • Promoção da
    Igualdade Racial
  • Reflexão: Na minha escola aconteceu um evento cultural onde tivemos a oportunidade de discutir e celebrar a diversidade étnica e racial. Um grupo de estudantes organizou uma apresentação sobre a história e as contribuições de diferentes culturas e povos. Haviam painéis sobre a culturas afro-brasileira, africana, indígena e asiática, entre outras, que possibilitaram uma reflexão crítica acerca da consciência racial e do respeito pelas diferentes identidades presentes na escola. Ver como um evento como esse contribui para um ambiente mais inclusivo e acolhedor foi realmente inspirador!
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

  • ATITUDES RACISTAS
  • Reflexão: “Jovens descrevem tratamento diferente de colegas e até das diretorias; Colégios negam discriminação” (Jornal Folha de São Paulo, 01.set.2024). Quando todos trabalham juntos (pais, professores, diretoria, estudantes e funcionários), no combate ao racismo e discriminações, a escola se torna um espaço de aprendizado mais justo e acolhedor.
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

  • IGUALDADE DE
    OPORTUNIDADES
  • Reflexão: Imagine uma sociedade onde pessoas negras, historicamente marginalizadas, nasçam em famílias com menos recursos, enfrentando barreiras no acesso à educação de qualidade. Mesmo que legalmente todos tenham direito à educação, na prática, as oportunidades não são iguais. Você acha que é justo que essas barreiras, baseadas em raça e etnia, continuem a afetar as chances de sucesso e bem-estar das pessoas? Como garantir igualdade de oportunidades para todos?
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

ÍDOLOS /

  • REFERÊNCIAS

Reflexão: ter ídolos/referências é importante porque eles(as) podem nos motivar a buscar nossos sonhos, enfrentar desafios e crescer pessoalmente e profissionalmente. Uma das pessoas negras que considero uma grande referência é [Nome da Pessoa].

  • A razão pela qual ela é tão importante para mim é [motivo específico], e sua vida e realizações têm sido para mim uma fonte constante de inspiração e motivação.
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

RACISMO

  • ESTRUTURAL

Reflexão: “Polícia conclui depoimentos de filhos de

diplomatas abordados por PMs armados no Rio”. Os filhos dos embaixadores de Burkina Faso e Gabão, abordados por policiais militares armados em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, prestaram depoimento à Polícia Civil na manhã desta quinta-feira” (CNN Brasil, 11/07/2024).

  • No Brasil, muitos estudos e relatos mostram que pessoas negras são mais frequentemente abordadas pela polícia em comparação com pessoas brancas. Você acha que esse incidente serve como um lembrete importante da necessidade de uma discussão contínua sobre racismo?
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

  • SOBRE A LEI
    10.639/2003
  • Reflexão: Você sabia que a Lei 10.639/2003, aprovada há mais de 20 anos, tornou obrigatório o ensino de história e culturas afro-brasileira e africana no ensino fundamental e médio? Essa Lei valoriza a contribuição do povo negro na formação do Brasil. Imagina se essa lei fosse implementada efetivamente em todas as escolas? Poderia transformar a percepção dos estudantes sobre a diversidade cultural, promover respeito e combater preconceitos e desigualdades no ambiente escolar.
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration

Reflexão

Espelho, Espelho Meu.
Quem Sou Eu?

COTAS RACIAIS

  • NA EDUCAÇÃO
  • Reflexão: Você sabia que as cotas raciais são uma forma de tentar corrigir as desigualdades históricas que afetam, principalmente, pessoas negras e indígenas no Brasil? Durante séculos, esses grupos historicamente marginalizados, foram excluídas do acesso à educação de qualidade. No Brasil, as cotas raciais representam uma política afirmativa importante, que busca proporcionar oportunidades iguais e criar, nas escolas, um ambiente mais diverso e representativo.
Nea Onnim No Sua A Ohu Adinkra Symbol Icon Illustration
...